quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Marvel Super Heroes-Toy Biz-1990- Parte 1

Independente da época de sua produção, da qualidade simples, realista ou estilizada, ou da escala de tamanho que determina sua estatura, as action-figures hoje são objetos de desejo de muitos colecionadores!
Colecionar “action-figures” (figuras de ação articuladas) de personagens dos quadrinhos dos universos Marvel e DC, nos dias atuais é algo extremamente popular, e relativamente fácil! Diversos fatores propagaram esse hobby nos últimos anos, e o número de colecionadores cresce substancialmente cada vez mais! Adaptações dos mais diversos personagens das Hqs para telas de cinema tornou-se algo comum, popularizando ainda mais os personagens conhecidos do grande público, e tornando populares personagens mais obscuros, conhecidos até então apenas pelo público leitor de quadrinhos!
As figuras outrora chamadas simplesmente de “bonequinhos” tornaram-se “Action-Figures”, criando o conceito de item “colecionável”, voltadas para um público alvo mais específico!
O conceito das figuras de hoje se divide, para alguns ainda são brinquedos para manter viva a criança que existe dentro de cada um de nós, para outros são obras de arte para decoração, adornando prateleiras em pequenos museus particulares!
Mas onde tudo começou?
Nessa série de artigos, vamos voltar um pouco no tempo, e conhecer um pouco da história de diversas séries de Action-Figures de personagens dos universos Marvel e DC, que evoluíram até as séries de hoje, deixando de ter uma conotação ligada apenas ao público infantil para tornar-se itens desejados por muitos adultos.Começando pelas figuras dos personagens do universo Marvel!

Hoje, coleções de figuras como “Marvel Legends” e seus derivados como “Marvel Select”, “Marvel Legends Icons”, “Spider-Man Classic”, “X-Men Classic”, “Hulk Classic”, “Spider-Man Origin”, “Marvel Legends Showdown”, “Fantastic Four Classic”, entre muitas outras, bem como coleções de figuras ligadas à adaptações para o cinema de filmes (franquias) como “Spider-Man” (Homem-Aranha), X-Men, Hulk, Fantastic Four (Quarteto Fantástico), Ghost Rider (Motoqueiro Fantasma), etc, são uma constante presença em lojas de brinquedos e departamentos, Comic Book Shops e lojas específicas do segmento “colecionável”! Atualmente, as Action-Figures de personagens do universo Marvel são produzidas pela gigante Hasbro, mas tudo começou mesmo no ano de 1990, quando a fábrica de brinquedos Toy Biz obteve os licenciamentos para produzir figuras dos personagens do universo Marvel, e nesse ano a mesma debutava lançando a primeira de muitas coleções, que tornaram por anos a Toy Biz sinônimo de Action Figure Marvel. Essa primeira coleção da Toy Biz, lançada em 1990 se chamava simplesmente “Marvel Super Heroes”.
A coleção foi fabricada pela Toy Biz de 1990 à 1994, é claro que comparadas às figuras atualmente produzidas elas são simplórias, porém, para a época em que foram lançadas, foram inovadoras em alguns aspectos:
1º-No número de articulações em uma figura de Super-Herói Marvel nesses moldes (escala de tamanho):
As figuras possuíam em média cerca de 5” de altura, e a coleção mais similar à essa na época era a coleção “Secret Wars” produzida anteriormente em 1986 pela Mattel, porém as figuras Secret Wars da Mattel possuíam as articulações básicas na cabeça (pescoço), braços (ombros) e pernas (quadris), já as figuras Marvel Super Heroes da Toy Biz, além desses mesmos pontos articulados também traziam articulações nos joelhos e algumas nos cotovelos. Claro que haviam figuras com esses mesmo pontos de articulações, como Gi-Joe da Hasbro, mas tratando-se e uma coleção de figuras e personagens da Marvel, essa era única em sua época!
2º-Na diversidade de personagens:
A coleção apresentou diversas figuras inéditas até aquele momento de personagens Marvel, foi nessa coleção que surgiram as primeiras Action-Figures de heróis como Justiceiro, Deathlok e Surfista Prateado, e vilões como Venom e Aniquilador.
As figuras eram:
Série 1:
A primeira série da coleção trouxe figuras de ícones da Marvel que não poderiam faltar como Capitão América, Homem-Aranha, Hulk, Demolidor e Surfista Prateado, assim como os vilões Dr. Destino e Dr. Octopus, mas nessa série damos destaque a figura inédita (naquela época) do Justiceiro, pois se trata da primeira action-figure produzida do personagem. Veja abaixo:
Capitão América (Captain America Shield Launcher):
Homem-Aranha (The Amazing Spider Man-Web-Suction Hands):
Demolidor (Daredevil-Extending Billy Club):
O Incrível Hulk (The Incredible Hulk-Crushing Arm):
Surfista Prateado (The Silver Surfer-Action Surfboard):
O Justiceiro (The Punisher-Cap Firing Weapons):
Dr. Destino (Dr. Doom-Power Driven Weapons):
Dr. Octopus (Dr. Octopus-Suction Cup & Grasping Tentacles):
Acessórios e Veículos
Era comum em todas coleções de action-figures nos anos 80/90 a existência de veículos e acessórios nas coleções, afinal o principal público alvo consumidor eram as crianças, por isso, embora alguns desses acessórios fossem bem bacanas, muitos eram incoerentes com os personagens originais nos quadrinhos. Todos, quase sempre muito coloridos e com mecanismos interativos, para chamar a atenção do público infantil. A primeira série da coleção trazia os seguintes extras, veja abaixo:
Centro de Treinamento (Training Center):
Coupe Turbo do Capitão América (Capt. Américas Turbo Coup):
Dragster do Homem-Aranha (Spider-Man Dragster):

Um comentário:

Ramon disse...

E aí Eder, blz rapaz?
Arrematei 2 desses Marvel Superheroes, um é o Demolidor (uniforme preto e vermelho) e um Justiceiro (com sobretudo), vc sabe me dizer de que série são eles?