terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Matéria: "A Volta ao Mundo com os Heróis de Plástico"-Parte 4: Itália & Espanha!

Itália

Dulcop
A Dulcop da Itália produz figuras estáticas (Toy Soldiers) em escala 1:32, abaixo um Playset da mesma do Zorro baseado no seriado de TV com Guy Williams (Zorro) produzido pela Disney em 1958.
Esse conjunto da Dulcop é formado por duas figuras do Zorro, um a pé, e outro montado em seu cavalo Tornado, uma figura do Sargento Garcia e mais quatro soldados, dois a pé e dois a cavalo. Veja abaixo:


As espadas das figuras são removíveis, assim como a capa do Zorro, veja abaixo na imagem das figuras sem pintura:

Outro conjunto de herói clássico produzido pela Dulcop foi do Tarzan, o set trazia além do Rei das Selvas, as figuras de um caçador e nativos africanos, veja abaixo:

Mauro Martini
A coleção de Mauro Martini lançada na Itália em 1978 é a conhecida coleção promocional da Pepsi lançada também no Brasil!
Para maiores detalhes veja clicando aqui. Veja a cartela abaixo:
 
Baravelli
Abaixo duas figuras produzidas na Itália pela Baravelli, em formato Júnior (infantil) The Flash e Supergirl produzidos em 1980, como podemos ver na ilustração da embalagem havia também as figuras do Superman e Batman neste formato na coleção. Veja abaixo:

GIG
Abaixo uma figura do Batman produzida pela GIG na Itália em 1979, a figura segue os moldes da série Die Cast (figuras de metal) da Mego e possui articulações magnéticas:
 

Também foram produzidas figuras do Superman, Homem-Aranha e Incrível Hulk nos mesmos moldes, como podemos ver na propaganda abaixo:
Hachette
O Mundo de Tex

Não poderíamos deixar de falar de um herói genuinamente italiano; Tex Willer, o cowboy ranger até hoje é um dos mais populares heróis das Hqs de faroeste publicadas no Brasil, com uma respeitável legião de fãs!
Essa é uma fantástica coleção, exclusiva, publicada na Itália a partir de 8 de outubro de 2005, em fascículos quinzenais, pela Hachette. São 40 fascículos e cada edição traz uma estatueta em resina, pintada à mão, de personagens do mundo de Tex. As estatuetas têm aproximadamente 17 cm de altura e o responsável por esta obra é Graziano Frediani. Todos os personagens, reproduzidos com absoluta fidelidade, feitos nos mínimos detalhes, segundo os desenhos originais dos autores. Todos os modelos são pintados à mão, numerados e dotados de certificado de garantia que atesta a originalidade e elevado grau de qualidade. Entre as figuras:
Tex Willer, Kit Carson, Tiger Jack e Kit Willer:
Mefisto, Montales, Lilyth e Diablero:

Espanha

BUM (Barcelona Universal Models)
A BUM (Barcelona Universal Models) da Espanha produz set de figuras estáticas na maioria em escala 1:72 em plástico!
Dois sets do Tarzan foram produzidos pela BUM em escala 1:32:
“Tarzan King of the Apes”- Composto por duas figuras de Tarzan, dois macacos (sendo um, sua mascote Chita), um antílope, um gorila, uma serpente Naja, um leopardo ou pantera e uma árvore:
“Tarzan King of the Animals” - Composto por duas figuras de Tarzan, sua esposa Jane, seu filho Korak (ou Boy como nos filmes), um elefante e uma palmeira:
 

Abaixo a caixa do conjunto “Tarzan King of the Apes”  e as figuras do mesmo sem pintura:

Comic Spain
A série de figuras estáticas da Comic Spain da Espanha trás figuras dos Super-Heróis dos universos Marvel e DC e outros heróis clássicos dos quadrinhos, em formato de chaveiros em sua maioria!
São figuras com aproximadamente 3” de altura e pintadas!
Marvel               
Capitão América
 Thor
 Homem de Ferro
 Hulk
 Doutor Destino
 Mulher-Hulk
Mulher-Aranha 
 Homem-Aranha
 Ciclope
 Justiceiro

DC
Batman
 Superman
 Aquaman
 Gavião Negro
Mulher Maravilha
 Estelar
Flash
 Lanterna Verde
Arqueiro Verde
A Comic Spain também produziu figuras de heróis clássicos das HQs. Abaixo podemos conferir:

Fantasma
Tarzan
Flash Gordon 
 Conan, o Bárbaro

Yolanda
A série de figuras da Yolanda, também da Espanha, são similares as figuras da Comic Spain, porém um pouco maiores, com aproximadamente 4” de altura, são modelos diferentes e não são no formato de chaveiros, abaixo podemos conferir algumas figuras de personagens do universo Marvel:
Capitão América 
 Homem-Aranha
Thor
 Hulk
 Homem de Ferro 
Wolverine
  Demolidor
Justiceiro 
 Surfista Prateado
  Ciclope
  Mulher-Hulk 
Doutor Destino

Disjorsa 

Outras figuras da Espanha do Rei das Selvas, abaixo dois modelos diferentes do Tarzan (com sua mascote Chita e soltando seu famoso grito), ambas produzidas pela Disjorsa:
Reamsa
Outro herói clássico dos quadrinhos produzido na Espanha pela Reamsa é o Príncipe Valente!
Essa figura é parte de um set que além do herói trás outros personagens de sua mitologia como Sir Gawain, Princesa Aleta, Rei Arthur e alguns soldados e cavaleiros, com aproximadamente 7cm de altura (escala 1:32).
Essas figuras são inspiradas nas figuras originalmente produzidas pela Elastolin. Veja abaixo:
Abaixo as figuras pintadas originais da Elastolin do Príncipe Valente, Princesa Aleta, Sir Gawain, Príncipe Arne:
Agradecimentos especiais pelas informações e imagens:
Yudi Deguchi: http://superheroisbr.blogspot.com/
Nuno Mata: http://btoys.blogspot.com/
Marcelo Volcato

Nenhum comentário: