quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Matéria: "A Volta ao Mundo com os Heróis de Plástico"-Parte 2: Canadá, Japão, Vietnã, Portugal, Noruega, Suécia e Dinamarca!

Canadá
Multiple Toymakers
Em 1966/1967 a Multiple Toymakers ou MPC (Multiple Products Corporation) lançou com exclusividade no Canadá quatro sets (conjuntos) contendo três ou quatro figuras estáticas (sem articulações) pintadas à mão e um veículo em cada conjunto com personagens do universo DC. Chamada de Justice League Series (série Liga da Justiça), os sets traziam ícones da DC, seus vilões e personagens coadjuvantes. Os quatro eram:
Batman: Trazia figuras mais caricatas e estilizadas de Batman, Charada, Coringa e Robin em Robin em uma motocicleta, veja abaixo:
 
 
 
Abaixo um recast (reprodução) das mesmas acima em plástico monocromáticas:
Batman
Charada
Coringa
Mulher Maravilha (Wonder Jet): Nesse Mulher Maravilha, Coronel Steve Trevor, Condessa Nishki e Angle Man, além de uma miniatura do Jato da Mulher Maravilha (mas não invisível):
Aquaman: Trazia as figuras do Aquaman, sua companheira Mera, o vilão Pescador (The Fisherman), Mong, e mais um Aquaman em um veículo aquático:
Superman: O quarto conjunto trazia Superman, Superboy, Brainic, Lois Lane e um Robô, infelizmente não temos mais imagens do mesmo disponíveis:
  
Liga da Justiça
-Figuras de borracha maleáveis:
Curiosidade: Outras linhas:
A Multiple Toymakers também produziu outras diversas linhas de brinquedos derivados de personagens da TV e dos quadrinhos. Confira abaixo:
-O Planeta dos Macacos (Planet of the Apes): Foi um dos maiores sucessos da década de 1970 nos cinemas, baseados no romance francês de Pierre Boulle. A obra foi adaptada com grande sucesso na TV (em uma série televisiva), e também em desenhos animados.
Abaixo um playset lançado pela Multiple Toymakers com as figuras dois Símios à cavalo, Dr. Zaius, Zira eCornelius:
Dr. Zaius e Zira
Virou sucesso também nos quadrinhos em uma série produzida pela Marvel Comics. No Brasil a Editora Bloch publicou toda série de HQs e um especial com a adaptação em HQ do 1º filme da franquia:

-The King Kong Show (1966): Desenho animado, co-produzido pela Rankin Bass dos EUA e pela Toei Animation, foi o 1º anime produzido entre uma empresa japonesa em parceria com uma norte-americana.
Com 25 episódios na série o gorila gigante é retratado como um herói lutando contra outros monstros, robôs, cientistas loucos e outros perigos, ele defende uma família formada pelo Professor Bond, seus filhos Bobby e Susan na remota ilha pré-histórica de Mondo, habitada por dinossauros e outros animais. Kong é uma espécie de mascote da família, amigo principalmente de Bobby. Outro personagem constante na série é o Capitão Englehorn, amigo do professor Bond. O principal vilão da série é o Dr. Who (nenhum vínculo com a série de TV de ficção científica), um cientista louco e obsecado em capturar Kong, que cria um Mechani-Kong, uma versão Robô de King-Kong.
No Brasil, a série foi exibida com grande sucesso entre as décadas de 1970 e 1980 pela extinta TV Tupi e na Record:

Abaixo um playset derivado da série lançado pela Multiple Toymakers:
Também adaptado em HQs, infelizmente nunca publicadas no Brasil:
-Da Disney dois playsets com Pato Donald, Pateta e Pluto produzidos pela Multiple Toymakers:
-O marinheiro Popeye:
-E até o inesquecível palhaço Bozo:
 Japão
 
Billiken Shokai
A Billiken Shokai é uma clássica fabricante de brinquedos do Japão. Seus mais populares produtos são bonecos feitos de lata (em formato robô) movidos à pilha, que andam e em muitos casos emitem luzes e sons. Muitos heróis japoneses foram lançados nesse formato, National Kid, Astroboy, Spectreman e Ultraman estão entre alguns exemplos mais conhecidos dos brasileiros, mas uma figura em especial é realmente o sonho de milhares de colecionadores, lançado nos anos 60 abaixo podemos conferir a figura Billiken do Batman! Hoje é uma das mais raras e valiosas figuras do Homem Morcego que existem, pois, além de produzido e distribuído exclusivamente no Japão, é uma das pouquíssimas figuras realmente baseadas no visual da série Batman de 1966 com o ator Adam West:
 
Meiji
Veja clicando AQUI mais detalhes da série de figuras dos Super-Heróis DC produzida pela Meiji em 1979 no Japão:
 
 Aquaman: 
The Flash:
Arqueiro Verde:
 Batman & Robin:

 

Não própriamente uma figura, mas no universo dos Super-Heróis o Batmóvel é quase um personagem, abaixo podemos ver alguns modelos feitos em lata produzidos exclusivamente no Japão na década de 1960:
 
 
 
Alguns itens escolares, que nenhuma criança da época certamente usaria para a finalidade para a qual foram criados (são borrachas de apagar).
Elas faziam parte de uma coleção com várias figuras de heróis do Universo DC, abaixo podemos conferir:                                                                    
Superman
 
 Clark Kent 
 Flash
Aquaman
 Lanterna Verde
 Capitão Marvel (Shazam)
 Supergirl
 Supergirl
 Batman
 Robin 
 Batgirl 
 Batman (2 tamanhos) 
Outras figuras de borracha de 1979 do Superman, esses já em poses e tamanhos diferentes e de uma coleção exclusiva do Homem de Aço:
 

Vietnã
Essa nota vale mais como uma curiosidade. Em 2007 a rede de lanchonetes fast food McDonalds promoveu a distribuição de uma série de figuras dos personagens DC baseadas nas séries animadas da Warner “Liga da Justiça” e “Batman”. Curiosamente essas figuras não foram fabricadas na China e sim na republica do Vietnã, outro país asiático que têm se desenvolvido muito como pólo industrial nos últimos anos. Para detalhes dessa coleção veja clicando AQUI! 
 Portugal
Abaixo, podemos conferir outra nota curiosa, duas figuras do Homem-Aranha distribuídas exclusivamente em Portugal, para conhecer detalhes da coleção Gulliver lusitana, veja clicando AQUI!
 
Noruega
KFC Bulls-O Fantasma
Entre os países onde o Espírito-Que-Anda têm maior popularidade, nós podemos citar além do Brasil, a Austrália, a Itália e muitos dos países do norte da Europa como Suécia, Suíça, Dinamarca, Finlândia, Islândia e também a Noruega
Abaixo a figura do Fantasma produzida pela KFC Bulls e distribuída na Noruega pela editora Egmont, a editora responsável pela publicação das revistas do herói nos países nórdicos, lá o personagem é conhecido como Fantomet e suas HQs estão entre as mais populares! 
Curiosamente, assim como no Brasil onde o personagem teve sua cor original predominante roxo, modificada para o vermelho, na Noruega e demais países escandinavos o personagem é apresentado na cor azul com o calção vermelho com listas pretas, daí a mudança também no visual da figura de acordo com essas características. Veja abaixo:
Suécia
Outra figura do Fantasma também produzida pela KFC Bulls, essa distribuída exclusivamente na Suécia:
 
Dinamarca
 
Reisler
Abaixo outra figura do norte da Europa, de outro herói clássico, o Zorro, produzido pela Reisler exclusivamente na Dinamarca! Essa figura é em escala de 1:32:
 
Continua na parte 3: Clique AQUI!

Nenhum comentário: