sábado, 20 de abril de 2013

Matéria: A origem dos SOS Comandos...para Matar!

Concorrente direta da linha G.I. Joe como os "Comandos em Ação" fabricados pela brinquedos Estrela nos anos 1980, a coleção S.O.S Comandos produzida na mesma época pela Gulliver trazia figuras mais simples, porém mais acessíveis, baratas e até resistentes que os Joes da Estrela. Assim a linha se tornou um sucesso que levou a mesma a ficar em produção durante anos após a Estrela deixar de produzir os Comandos em Ação-G.I. Joe. Há dois anos aproximadamente os S.O.S Comandos deixaram de ser produzidos pela Gulliver, mas muitos não conhecem a verdadeira origem da coleção, eis que o Sala de Justiça-Br traz um pouco dessa curiosa história.

Em 1985 a Diamond Toymakers embalada no sucesso dos filmes como "Rambo" e na febre dos G.I. Joes, e lançaram a linha de figuras derivada do filme "Commando" com Arnold Schwarzenegger (no Brasil Comando para Matar):
A Gulliver por sua vez, lançou essa linha no Brasil batizada como "SOS Comandos ". Abaixo algumas cartelas da Gulliver:

Outra curiosidade, a ilustração da cartela original dos SOS Comandos foi tirada diretamente do filme pós-apocalíptico italiano "Atomic Cyborg" de Sergio Martino de 1986:
Na coleção original, as figuras eram divididas em dois grupos, os heróis do "C-Team" e os vilões do "F.E.A.R.":
Da mesma forma na versão da Gulliver havia dois times também,  uma equipe do bem contra uma do mal: S.O.S Comandos contra a Gangue do Terror, porém, não só o nome da coleção como de todos os personagens foram modificados pela Gulliver, a figura originalmente do Coronel John Matrix (Arnold Schwarzenegger) no Brasil foi chamado pela Gulliver de "Cronos":
Da mesma forma Blaster virou White Billy, Lead-Head se tornou Bad Ninja, Psycho foi chamado de Gladios, Stalker era chamado Shark, assim a Gulliver mudou todos os nomes de todos os personagens transformando a coleção em outra, sem nenhuma ligação direta com a original, provavelmente para economizar nos custos de licenciamentos da linha ligada ao filme:
Entre 1995 e 1996, a Gulliver usou também nos mesmos moldes algumas figuras da coleção do Rambo:
Assim, o herói de guerra imortalizado nos cinemas por Sylvester Stallone, chegou na coleção SOS Commando chamado de...Chucky?!?
 
E ainda ganhou uma versão mais pitoresca com cabelos loiros chamado de Dino:
Abaixo uma das últimas cartelas produzidas pela Gulliver para os SOS Comandos nos anos 2000, bem longe do sucesso e qualidade dos anos 1980:

6 comentários:

Ivan Davis disse...

Muito boa esta matéria! Parabens Eder!!!

GHOST_WRITER disse...

Ótima matéria Eder.

Osmar Nogueira disse...

Gostaria de parabenizar e agradecer pela matéria dosd S.O.S. Comandos! Eu também tive alguns na minha infância oitentista, como o White Billy, Shark e o Gladios. Mas somente os da primeira fase, quando a qualidade era boa. Gostei de saber que o Cronos era pra ser o Arnie, pena que nunca tive um... E o cara da capa ser de um filme italiano... hahaha... Bem interessante. Gostei muito da matéria. Abraço.

Unknown disse...

Muito legal mesmo a matéria. É isso aí, não podemos deixar de prestigiar e de reconhecer a importância da nossa GULLIVER com seus personagens de action figures, que marcaram uma geração e, ainda, conquistam uma legião de novos fãs que agora só podem adquirir os SOS Comandos via sites de comércio da WEB . BRAVO!!!!

Luiz Big Ben disse...

Fantástica matéria!!!
Quem teve o privilégio e a singular experiência de vivenciar e curtir concomitantemente, os inesquecíveis filmes que marcaram época (Rambo, Comando para Matar,Karatê Kid,Missing in Action, Um tira da pesada, Rocky,Star Wars, Indiana Jones e tantos outros) e as coleções de figuras dos anos 80, se deliciará com ela. Elaborada de forma magistral por um mestre e expert em
action figures, muito bem organizada e ilustrada, faz justiça a Gulliver e a uma coleção, as vezes desprezada injustamente, mas que sem dúvida foi uma extensão prazeirosa a curtição iniciada com os Comandos em Ação.
Maravilha de matéria para se guardar, ler e reler, matando a saudade.
Parabéns Mestre Éder.

EQUIPE EQUILIBRIUM disse...

https://www.facebook.com/groups/617479228332223/617481871665292/?notif_t=group_activity


Esse grupo para os amigos trocarem ideias e coleçoes!