segunda-feira, 21 de setembro de 2015

King Kong no Brasil!

Para um número enorme de fãs de cultura pop e colecionadores, quando falamos em King-Kong logo a lembrança dos mesmos é o longa-metragem de 3h 21m lançado em 2005 dirigido por Peter Jackson.
Mas o icônico gigantesco símio surgiu originalmente em filme norte americano de 1933, representado por um boneco marionete filmado em stop-motion que acredite, era algo realístico na sua época.
Porém, a maior popularidade de Kong veio em sua segunda produção, lançada em 1976, trazendo em seu elenco astros ainda jovens como Jeff Bridges e Jessica Lange. No Brasil esse filme criou uma campanha de marketing até então nunca vista, aqui no ano de 1977,  época de lançamento do filme King-Kong, foi montado um gorila robô de 15 metros de altura no extinto parque de diversões Playcenter em São Paulo, no dia de estréia do filme, a atriz Jessica Lange, estrela do longa, marcou presença no extinto parque e repetiu a cena em que King Kong a apanhava com uma de suas mãos gigantes.
As vias expressas Marginal Pinheiros e Marginal Tietê tiveram de ser interditadas para uma enorme carreta transportar o gigantesco gorila robô
A garotada da época disputava com tudo que podia a cobiçada figurinha em jogos de bafo nos colégios para tentar completar o álbum do filme lançado pela Editora Saravan, hoje uma raridade disputada em sites de leilões como o ML:
Mas além de colecionar as 307 figurinhas do álbum e completar as emblemáticas imagens, e de poder ver o enorme Kong ao vivo pessoalmente, a garotada na época do evento que visitou o Playcenter teve outro atrativo.
Uma figura de plástico soprado fabricada pela Brinquedos Gulliver no mesmo ano foi disponibilizada inicialmente para venda exclusiva como souvenir no parque para os visitantes, e posteriormente também vendido em lojas.
Recentemente, tivemos o privilégio de visitar a fábrica de brinquedos Gulliver, e entre raridades que vimos, tivemos o acesso a um catálogo da época que comprova o lançamento da figura pela Gulliver em 1977. Veja abaixo:
Abaixo imagens da própria figura do acervo da Gulliver ao lado do catálogo da época:
Embora muito simples, a figura hoje é um raríssimo item Vintage cobiçado por muitos colecionadores por sua conotação nostálgica e histórica.



7 comentários:

Luiz Big Ben disse...

Pois é amigo Éder, eu que cursava a Academia do Largo São Francisco, à época, após dar um "pindura" com colegas da turma, na noite de 11 de agosto de 1977,resolvi com todos eles e outros vários estudantes, ir até o Largo São Francisco para apreciar a belíssima iluminação da frente da Faculdade, em homenagem ao aniversário de 150 anos, que era comemorado naquela memorável noite. E ao passar pelo Teatro Municipal e pelo Cine Art Palácio nos deparamos com o gigante King Kong que acabava de ser exposto pra estréia do filme. Fui um dos arquitetos da idéia de pegarmos emprestado um caminhão da PMSP numa obra próxima, conduzido com habilidade por um coléga ilustre nosso, e levar como "lembrança" o Gigante, que foi transportado em minutos, até o Pátio das Arcadas dentro de nossa Academia. Um justo tributo à mesma. Infelizmente o Secretário da Segurança da época, não apreciou nosso gesto e no dia seguinte mandou os cavalarianos e tropas da PM, cercarem a faculdade até que devolvêssemos a estátua.
Mas está nos anais da escola, e não atrapalhamos a estréia.

Eder (Mr. Blisterman) Pegoraro disse...

Boas lembranças Luiz! Obrigado pelo depoimento!

Professor Marcelo disse...

Aqui no RJ essa apresentação ocorreu, se não me engano, na Praça XV, no centro da cidade. Lembro que fui com meu primo, minha tia e minha mãe. Além da atração principal, tinha um punhado de jogos eletrônicos, tão comuns em parques na época. E outra atração super legal que era um caminhão trailer onde havia "konga" (acho que era isso, rs) a mulher macaco! rs Aparecia uma pessoa no fim do trailer que se "transformava em macaco". E arrebentava as grades. Claro que não ficava ninguém para ver o que acontecia depois...rs
Além disso, lembro desse boneco vendendo no local. Se soubesse o quanto valeria hoje...rs
Excelente matéria amigão.

Elcio Prado disse...

Vc tem ideia do valor de mercado desse boneco do king Kong? Tenho um em otimo estado e gostaria de avalia-lo. Obrigado...ABS!

Professor Marcelo disse...

Nunca vi para vender no Ml. Abraço.

Wanderson Silva de Souza (O "W" tem som de "U") disse...

Eu também estava lá com minha mãe. Finalmente posso provar que vi o King Kong. O pessoal pensa que é piada da minha parte, kkk

Denice disse...

Também assisti a apresentação no Rio de Janeiro, foi na Praça XI como todas as apresentações dos maiores circus eram lá. Era um gorila gigante ele arrebentou umas correntes e levantou uma atriz com a mão, foi incrível até mesmo para os dias de hoje tendo em vista seu tamanho de 15 metros de altura. Havia também uma apresentação de um filme curta em uma tela wide que parecia que você estava dentro do filme com corrida de calhambeques. Realmente contando ninguém acredita, mas foi incrível!