sábado, 9 de janeiro de 2016

Far West Story Gulliver: As artes originais!

Essa primeira matéria de 2016 gostaria de dedicar à dois grupos...
Primeiro aos pioneiros no colecionismo de action-figures, toys e afins no Brasil.
Segundo, aos criadores e membros da Brinquedos Gulliver, responsáveis em boa parte pela criação desses pioneiros.

É fato que uma boa parcela de colecionadores hoje, foram cativados no início dos anos 2000, através de linhas consagradas como Marvel Legends (Toy Biz), Justice League Unlimited (Mattel), Senhor dos Anéis (Toy Biz), Masters of the Universe Classic (Mattel), DC Universe Classic (Mattel) entre outras.

Uma parcela um pouco menor de colecionadores começaram a cultuar o hobby na década anterior, nos anos 1990...Cativados por linhas como Star Wars (Kenner/Hasbro), Spawn e Movie Maniacs (McFarlane Toys), X-Men/ Spider-Man/ Marvel e afins (Toy Biz), Batman Animated (Kenner/Hasbro), etc...

Atualmente muitos jovens colecionadores estão aderindo ao hobby, graças ao sucesso e popularidade de filmes e séries cultuados e consagrados por grandes massas...Além de haver bem menos preconceito da parte de leigos, afinal, muitos estão aceitando que colecionar figuras de ação, action-figures, toy arts, ou simplesmente bonecos ou bonequinhos para leigos, não é mais coisa de criança. E linhas de figuras como Transformers (Hasbro), Star Wars (Hasbro), Coleções de Miniaturas Marvel e DC (Eaglemoss), Estátuas e estatuetas Art Scale (Iron Studios), Pop Vinyl (Funko), Cloth Myth (Bandai), Figuarts (Bandai), Marvel Select (Diamond Select Toys), Movie Figures (NECA) entre muitas outras, tem agregado cada vez mais novos adeptos ao hobby.

Mas uma parcela muito maior e significativa de colecionadores, entre os quais me orgulho de incluir, começou muitos anos atrás...
E embora entre os mesmos o conceito da "action-figure" moderna tenha sido conhecido em 1977 com o lançamento do icônico "Falcon" no Brasil (o primeiro G.I. Joe da Hasbro) pela Brinquedos Estrela...E o colecionismo com diversidade de personagens tenha vindo na década de 1980, através de linhas como Comandos em Ação/G.I. Joe (Estrela), He-Man (Estrela), Super Powers (Estrela), Secret Wars (Gulliver), Thundercat's (Glasslite), Rambo (Glasslite), S.O.S. Comandos (Gulliver), TV Toys (Glasslite), etc...Tudo começou bem antes, nas décadas de 1960 e 1970, através da Casablanca e sua sucessora, a Gulliver, com sua memorável linha de Super-Heróis e seu mais icônico e consagrado produto...O Forte-Apache!

Em tempos onde séries de TV e filmes de Western eram grandes sucessos, a linha "Far West Story" da Gulliver cativava os corações de pequenos jovens colecionadores (esses que ainda brincavam com suas coleções), com figuras estáticas (sem articulações), maquetes de edificações e cenários para essas figuras que instigavam nossa imaginação...Onde as embalagens encantavam com lindas imagens e frases como "Colecione Todos"...E nós colecionávamos! Além de diversos outros segmentos do gênero, como o inesquecível África Misteriosa, o histórico "Os Brasilianos", o popular "Forças Armadas" e tantos mais...

Em 2015 tive o privilégio e honra de visitar e conhecer a atual cede da Brinquedos Gulliver, onde tive a satisfação única de segurar em minhas mãos itens que podemos descrever no mínimo como "Obras de Arte" históricas!
Emolduradas em quadros, diversas artes 100% originais que foram usadas nas ilustrações de embalagens diversas da linha Far West Story da Gulliver, imagens que compartilho abaixo:
E a emoção tornou-se ainda maior, ao ter em mãos também a arte original das caixas dos conjuntos "África Misteriosa", "África Misteriosa: O Fantasma" e "África Misteriosa: Tarzan", ainda em cores vivas e perfeitas após décadas, veja abaixo:
Para alegrar e recompensar tantos pioneiros do colecionismo no Brasil, podemos confirmar que a Gulliver tem intenção e busca preparar e produzir novidades na linha Far West Story, que sejam dedicadas e respeitosas aos amantes do Forte Apache...E quem sabe muito mais...Vale a pena aguardar o melhor momento pra isso! Pois ainda temos muito para curtir de nossa velha infância com a Gulliver!


5 comentários:

cassiano ricardo olegario da costa disse...

Maravilhoso o artigo Éder!!! As originais das ilustrações são muito mais bonitas do que a gente vê nas caixas, não sei por que se perdia a qualidade na produção. O teu feito foi histórico meu amigo! Tu fez o que todos nós colecionadores de Forte Apache sempre sonhamos fazer quando visitou a Gulliver!!

Luiz Big Ben disse...

Só você amigo Éder, para escarafunchar esse material e nos trazer esse artigo magnífico. Confesso que estava esperando ansioso por ele e valeu a pena. Essa matéria, não só é fantástica e nos mostra um material maravilhoso, apresentado por vc. que conhece muito do assunto, como também, nos traz uma brisa de esperança e notícias animadoras sobre uma empresa, da qual não se tinha a menor notícia, há tempos, e que, como vc disse foi sim, responsável pela paixão de boa parte dos colecionadores. Valeu demais.

aldo oliveira disse...

Oi Éde, embora já nos vimos algumas vezes no shopping vitrine, mas sempre na correria nunca pude parar para conversar. Acompanho seu site e sobre essa matéria da Gulliver me recordou o meu tempo de adolescente em que trabalhei na fábrica. O nome do site também me lembra da minha coleção mais saudosa e que possuo, Super Powers. Parabéns pelo site.

Eder (Mr. Blisterman) Pegoraro disse...

Obrigado à todos,
Aldo, na próxima vez que nos encontrarmos no Arsenal espero ter a chance de conversarmos um pouco. Abraços!

José Carlos Lollo disse...

Que sensacional, Eder.
Um baita abraço.