quarta-feira, 2 de maio de 2012

Matéria Especial: Os Vingadores- Parte 2

Os Vingadores nos Desenhos Animados!
Primeira aparição
A primeira aparição dos Vingadores fora das HQs foi poucos anos após sua criação, não especificamente em uma série própria de desenhos animados, mas em participações especiais e aparições nos desenhos solos de seus integrantes. A série de animações The Marvel Super Heroes, produzida em 1966 pela Grantray-Lawrence Animation do Canadá, apresentou os principais heróis Marvel para toda uma geração. Hoje apelidados no Brasil pelos fãs como Desenhos Desanimados da Marvel, isso porque foram produzidos as pressas, com baixo orçamento, de forma que o processo de animação consistia em dar poucos movimentos as imagens tiradas diretamente das HQs, em uma técnica chamada xerografia. Assim Capitão América, Namor, Homem de Ferro, Thor e Hulk eram exibidos cada um em um dia da semana em animações com a curta duração de apenas 7 minutos em cada episódio. 
Os Vingadores foram astros convidados em episódios do Capitão América derivados das aventuras iniciadas em Avengers #4 (março de 1964), quando o herói reestreou nos quadrinhos. Thor, Homem de Ferro, Gigante e Vespa marcaram presença também na série do Hulk. 
Também na série do Capitão América, os Vingadores apareceram com sua segunda formação, com Feiticeira Escarlate, Mercúrio e Gavião Arqueiro, ao lado do Capitão como líder da equipe. As séries por completo permanecem inéditas em Dvds oficialmente lançados no Brasil, mas um dos episódios com a segunda formação da equipe está em um Dvd do Capitão América lançado aqui diretamente nas bancas na revista Dvd World Infantil, infelizmente, a cópia parece ter sido digitalizada a partir de uma fita VHS lançada na década de 1980, então a qualidade do áudio e vídeo não são boas, mas vale pela curiosidade e nostalgia, com sorte esse Dvd ainda pode ser encontrado nas lojas como relançamento:
 
Quase os Vingadores
Em 1994 o Homem de Ferro estreou uma nova série de desenhos animados, Iron Man: The Animated Series, dividia espaço com Fantastic Four (Quarteto Fantástico) na The Marvel Action Hour, uma hora com animações dos heróis Marvel produzidas pela Marvel Films. Com uma conotação mais infantil, a primeira temporada da animação do Homem de Ferro apresentava o herói liderando uma equipe formada por Máquina de Combate, Feiticeira Escarlate, Mulher-Aranha (Julia Carpenter), Gavião Arqueiro e Century, um derivado dos quadrinhos do grupo chamado de Força Tarefa (Force Works), que teve origem na divisão dos Vingadores da Costa-Oeste. Com muitos elementos que lembram os Vingadores, eles enfrentam as forças do mal de um grupo de supervilões liderados pelo Mandarim, composto por MODOK, Cavaleiro do Terror, Nevasca, Chicote Negro, Gárgula Cinzento, Tufão e Hypnotia, vários inimigos clássicos dos Vingadores. Na segunda temporada, menos infantil, o grupo é desfeito, e as histórias passam a focar mais no Homem de Ferro com algumas aparições especiais de outros personagens. No Brasil a série foi exibida completa no extinto canal à cabo Fox Kids, e aqui ainda permanece inédita 
em Dvd:


 

     A série dos Vingadores...Que não Vingou        
Na década de 1990, a Marvel Studios em parceria com a Saban Entertainment, levou para a TV séries de desenhos animados de diversos de seus maiores ícones, X-Men, Homem-Aranha, ganharam séries de sucesso que popularizaram ainda mais seus heróis em todo mundo, em seguida vieram Homem de Ferro, Quarteto Fantástico, O Incrível Hulk e até uma série do Surfista Prateado que não passou de uma única curta temporada, a Marvel tinha planos para uma série do Capitão América ambientada na 2ª Guerra Mundial, da qual até uma vinheta de introdução chegou a ser divulgada, porém, antes disso, a Marvel resolveu levar adiante outro projeto, uma série animada de seu maior grupo, os Vingadores. Parecia que finalmente o maior grupo de heróis da Marvel teria sua série própria em animação digna, não mais apenas participações ou rápidas aparições em séries de outros heróis, assim em 1999 estreou The Avengers: United They Stand, mas a série decepcionou muitos fãs. Homem de Ferro e Hulk já haviam ganhado suas séries anteriormente, e com planos para levar adiante séries solos do Capitão América e possivelmente do Thor, esses quatro ícones dos Vingadores ficaram fora na formação principal na animação, e embora citados como membros fundadores logo no 1º episódio, e com suas imagens presentes na abertura do desenho, na história estão afastados grupo. O Capitão América e o Homem de Ferro ainda fazem participações especiais, cada um em um episódio separado, mas Thor não chegou a aparecer. Talvez com a intenção de divulgar e popularizar outros heróis não tão conhecidos do grande público, na animação o grupo principal é formado pelo Homem-Formiga (líder da equipe), Vespa, Gavião Arqueiro, Falcão, Visão, Feiticeira Escarlate, Magnum e Tigresa. Todos personagens também ganharam um visual totalmente novo na animação, algo que não agradou muitos os fãs, quase todos tinham armaduras especiais.
As histórias não eram ruins, o grupo enfrenta inimigos clássicos como Ultron, Kang o Conquistador, Os Mestres do Terror (grupo formado aqui pelo Barão Zemo, Tubarão Tigre, Homem-Absorvente, Rocha Lunar, Tufão, Bumerangue e outros), o grupo Zodíaco, o Circo do Crime e muitos mais. Há aparições de Namor, Espadachim e a bruxa Agatha Harkness. Até uma série em quadrinhos derivada da animação foi produzida. Mas a ausência do chamado "Big Three" dos Vingadores (Capitão América, Homem de Ferro e Thor) e o visual diferente com armaduras que se transformavam no estilo Super Sentai, não caiu no gosto do público, assim a série foi cancelada após uma única e curta temporada com 13 episódios. Com o fracasso de The Avengers: United They Stand, a série do Capitão América acabou também por não sair do projeto.
Chamada aqui de "Os Vingadores", a série foi exibida no Brasil no extinto canal à cabo Fox Kids e também é inédita em Dvd:

Os longa-metragens dos Supremos
No ano 2000, a Marvel criou uma nova linha editorial, o universo Ultimate Marvel ou Ultiverso. A série recria as origens do universo Marvel buscando uma temática mais moderna e realista, o público alvo dessas novas HQs eram novos leitores, não havia intenção de cativar fãs antigos para a linha Ultimate, tanto que a linha editorial cronológica do universo Marvel clássico, batizado de universo Marvel 616, continuou sendo publicada com sua regularidade normal. No entanto, a HQs da série Ultimate chegaram a superar em vendas as demais da linha principal, consolidando um dos maiores sucessos da Marvel. Lançado em 2002, um dos títulos mais polemicos e aclamados da linha Ultimate foi Ultimate Avengers, a versão dos Vingadores desse novo universo, que traz uma nova origem e configuração para o grupo. No Brasil foram batizados como Os Supremos.

Em 2006, a Marvel Animation em parceria com a Lions Gate Entertainment lançou diretamente em Dvd a animação em longa-metragem Ultimate Avengers: The Movie (no Brasil, Os Supremos - O Filme), que adapta as HQs da versão Ultimate dos Vingadores. A animação é bem menos violenta que a versão original dos quadrinhos, e muitos fatos e elementos criados nessa nova linha cronologica foram usados nos roteiros dos ultimos filmes da Marvel, incluíndo o mais recente, Os Vingadores, como o fato do Capitão América ser encontrado pela S.H.I.E.L.D e fazer parte do grupo desde sua origem, as mudanças na etnia, comportamento e origem de Nick Fury, a presença da raça alienígena Chitauri e até na origem e formação do grupo. 
Ainda em 2006 um segundo longa-metragem foi lançado também diretamente em Dvd, Ultimate Avengers 2 (no Brasil Os Supremos 2), dando continuidade a história do 1º e introduzindo o herói Pantera Negra no grupo. Ambos foram lançados em Dvds no Brasil pela Paris Filmes:

Os filhos dos Vingadores

Em 2008, a Marvel Animation lançou sua 5ª animação longa-metragem diretamente em Dvd através da Lions Gate Entertainment, chamada Next Avengers: Heroes of Tomorrow (no Brasil, Os Novos Vingadores: Os Heróis do Amanhã), a história mostra um futuro alternativo onde os Vingadores originais foram derrotados pelo robô vilão Ultron, que acaba devastando e dominando a terra. Nesse contexto apocalíptico, os pré-adolescentes James Rogers (filho do Capitão América e Viúva Negra), Henry Pym Jr. (filho de Gigante e Vespa), Azari (filho do Pantera Negra e Tempestade dos X-Men) e Torunn (filha de Thor e Sif) sob a guarda do envelhecido Tony Stark, e posteriormente Francis Barton (filho do Gavião Arqueiro e Hárpia) formam a nova geração de jovens Vingadores para vingar seus pais contra Ultron. Algumas ideias são adaptadas das HQs, como os Vingadores de Ferro de "Terra X", a aparição de um Hulk envelhecido que lembra muito o Maestro, o Hulk na história "Futuro Imperfeito" e do Thor como Rei de Asgard. 
Há ainda o caso do romance do Capitão América com a Viúva Negra, algo derivado da animação dos Supremos. Voltada mais para o público infantil, essa animação só chegou ao Brasil em 2010 pela Flashstar, e o Dvd ainda pode ser encontrado nas lojas:



Afinal, Os Super Heróis mais Poderosos da Terra
Em 2010, a série animada The Avengers: Earth's Mightiest Heroes (no Brasil: Os Vingadores: Os Super Heróis mais Poderosos da Terra) estreou no canal Disney XD, e finalmente o maior grupo de Super-Heróis da Marvel ganhou uma série em animação digna de sua importância e grandiosidade nos quadrinhos. A série apresenta a versão clássica do grupo desde sua origem de uma forma moderna, respeitando as características de cada personagem de acordo com suas raízes nas HQs, e ainda somando discretamente elementos criados tanto na versão Ultimate quanto nos filmes recentes da Marvel. A formação inicial do grupo assim como em sua origem nos anos 1960 traz Homem de Ferro, Hulk, Thor, Homem-Formiga/Gigante e Vespa, posteriormente nas aventuras o Capitão América, Pantera Negra e o Gavião Arqueiro se unem ao grupo, com a participação especial ainda da Viúva Negra.
Uma fuga em massa das maiores prisões para supervilões, onde 74 dos piores criminosos escapam e nem a S.H.I.E.L.D., nem nenhum super-herói sozinho é capaz de deter tal ameaça, é o ponto de partida para a origem do grupo. Um verdadeiro batalhão de vilões clássicos marca presença na animação, desde os mais conhecidos como Loki, Encantor, Barão Zemo, Kang-O Conquistador, Ultron, Caveira Vermelha, MODOK, Abominável, Homem-Absorvente, até pouco conhecidos (além dos leitores de HQs) como a Gangue da Demolição, Mandril, Fantasma Vermelho e seus Super-Macacos, Tufão e muitos mais, além de grupos terroristas e criminosos como a Hydra e a IMA. Há a participação ou aparições de outros heróis do universo Marvel como Quarteto Fantástico, Doc Samson e o Capitão Marvel (em seu visual original Kree). Na segunda temporada o herói sintozóide Visão e a heroína Miss Marvel somarão na formação do grupo. A temporada ainda promete adaptar diversos arcos de histórias cósmicas do grupo, trazendo as raças alienígenas Skrulls e Krees, assim como a participação e aparição de muitos outros heróis do universo Marvel como Guardiões da Galáxia, Rulk (Red Hulk), 

Quarteto Fantástico, Homem-Aranha, Luke Cage, Punho de Ferro, Máquina de Combate, Soldado Invernal, Wolverine, Falcão e muitos outros. Os Vingadores principais também ganharão novos visuais, aproximando com os quadrinhos atuais.
No Brasil a 1ª temporada foi exibida no canal à cabo Disney XD e lançada em Dvd em quatro volumes pela Disney Buena Vista. 
A segunda temporada começa a ser exibida no Brasil através do canal à cabo Disney XD no próximo dia 05 de maio. Imperdível.

Um comentário:

Mister Quadrinhos disse...

Bela Matéria Eder de folego