domingo, 30 de dezembro de 2012

As 10 melhores linhas de colecionáveis de 2012!

É impossível determinar exatamente qual a melhor linha de action-figures, ou figura exata, lançada no decorrer do ano 2012, pois tudo depende muito do gosto pessoal de cada um. O que para alguns pode ser fantástico, para outros nem tanto e vice-versa.
Mas:
1-Nossa lista é restrita ao mercado brasileiro, de coleções e séries que foram distribuídas esse ano nas lojas do Brasil, pois nem todo colecionador tem acesso ou condições de comprar diretamente de lojas vituais, e-bay e afins fora do Brasil.
2-Consideramos se houve uma boa e regular distribuição em lojas físicas e virtuais.
3-Se os preços de cada peça da coleção são acessíveis para a maior parte dos consumidores brasileiros, de acordo com nossa economia.
4-A qualidade das figuras, seu acabamento e embalagem.
5-A diversidade de personagens ou itens lançados na coleção.
Usando esses critérios de avaliação, e outros mais específicos para cada uma, escolhemos as 10 melhores linhas de toys colecionáveis lançadas em 2012, destacando que não há uma colocação, a ordem dos fatores não altera o produto, não determinamos ordem de lugar, mas sim as que consideramos que foram as melhores:

1-Coleção de Miniaturas Marvel Panini-(Marvel Figurines-Eaglemoss): 

Lançada em no mercado europeu pela editora Eaglemoss anos atrás a coleção trouxe figuras de metal de super-heróis e vilões do universo Marvel (alguns ainda dizem que são de chumbo, mas não são, trata-se de outra liga metálica que imita o peso e densidade do chumbo, metal hoje comprovadamente tóxico, mas ainda chamam assim por tradição). É importante citar aos leigos que não são brinquedos, são estatuetas decorativas colecionáveis para adultos.
Em 2012 a editora Panini realizou o sonho de muitos colecionadores no Brasil, que só admiravam essa linha apenas em fotos virtuais.
Aqui chamada Coleção de Miniaturas Marvel, está sendo distribuída pela Panini em lançamentos quinzenais. Apesar de ainda não estar sendo distribuída nas bancas de todas capitais, houve a opção de assinatura para todo Brasil. Acreditamos e a procura acabou sendo maior que a demanda espera pela Panini, e isso acabou gerando alguns problemas na distribuição e para alguns assinantes, mas nada que a Panini não fosse solucionando no decorrer do tempo e acertando na distribuição. Apesar de haver 26 modelos programados para serem lançados inicialmente, existe uma programação de lançamento de pelo menos 100 das primeiras miniaturas da coleção aqui, na Europa a coleção original da Eaglemoss já passou de 200 modelos regulares.
A coleção caiu nas graças não só de colecionadores, mas de leitores de HQs e fãs dos personagens, que acabaram se tornando novos colecionadores dessa linha de figuras. E hoje todos desejam e torcem pela continuidade da distribuição da coleção no Brasil, assim como o lançamento da coleção similar da DC Comics em 2013. As figuras têm ótima escultura, bom acabamento, ocupam pouco espaço físico e tem custo acessível. Um sucesso que muitos torcem para ser continuado nos próximos anos.


2-Diamond Select/Marvel Select:

Fundada em 1999 a Diamond Select Toys surgiu como uma divisão da Diamond Comics, a maior distribuidora de HQs nos EUA, para atuar no mercado das action-figures colecionáveis, cada vez mais ligado ao universo dos quadrinhos e cultura pop. Desde então, vêm produzindo linhas licenciadas de personagens derivados do cinema, TV e sua linha mais popular, Marvel Select, com figuras de heróis e vilões da "Casa de Idéias" de alta qualidade.
As características marcantes da linha, são as figuras na escala 7", trazendo quase sempre uma base diorama decorativa. E segundo especialistas, hoje as figuras Marvel Select são produzidas pelos mesmos fabricantes que no passado recente eram responsáveis pela produção das figuras da linha Marvel Legends para a extinta Toy Biz, dessa forma tornou-se uma linha complementar para colecionadores de Marvel Legends, pela qualidade das figuras e pela escala de tamanho compatível em diversos personagens.
A empresa também é responsável pela produção de diversos itens decorativos e a coleção de figuras estilizadas em miniatura "Minimates".
No Brasil, as figuras e itens das coleções Marvel Select/Diamond Select são distribuídas pela Piziitoys, e podem se encontradas em lojas especializadas como a Coleciona Brinquedos. No decorrer de 2012, colecionadores tiveram acesso a dezenas de figuras dessas linhas, que chegaram por preços muito mais acessíveis que os praticados antes, quando as mesmas chegavam apenas através de importações particulares, dando a chance de muitos conseguirem figuras até então difíceis de achar, ponto para a Piziitoys!

3-NECA-Movie Series

A NECA (National Entertainment Collectibles Association) foi fundada em 1997 e desde então produz colecionáveis de alta qualidade. Hoje o forte da NECA são as figuras licenciadas derivadas de filmes do cinema e personagens dos games, dessa forma a empresa ocupa junto aos colecionadores o espaço que no passado foi criado pela McFarlane Toys.
No Brasil, as figuras da NECA também são importadas e distribuídas pela PiziiToys, e também são facilmente encontradas de forma acessível em lojas especializadas como a Coleciona Brinquedos. Mais um ponto para a PiziiToys!


4-Marvel Universe-Hasbro
Lançada pela Hasbro em 2009 para reduzir custos de produção diante a crise econômica mundial, e trazendo figuras na escala 3¾" (aprox. 10 cm) ou 1:18, Marvel Universe surgiu praticamente para substituir Marvel Legends (antes a maior e mais consagrada coleção de figuras de ação Marvel, criada pela Toy Biz em 2000, com uma tímida continuidade da Hasbro) e aos poucos foi cativando fãs e criando novos colecionadores.
Embora distribuída de forma mais esporádica, sem muita regularidade pela Hasbro do Brasil, a linha conquistou seu espaço entre colecionadores, cativando pela excelente qualidade das figuras nessa escala (maior especialidade da Hasbro), pela grande diversidade de personagens (muitos estreando como action-figures na coleção) e pelo preço bem acessível das figuras.
Outra grande vantagem da coleção é a perfeita compatibilidade em escala com figuras de linhas lançadas pela Hasbro derivadas dos recentes filmes da Marvel. Essas graças ao merchandising promovido pelos filmes bem mais regulares na distribuição. Onde muitas trazem as chamadas "Comic Waves", sub-séries dentro das coleções dos filmes, que trazem as respectivas versões dos personagens nos quadrinhos. Sendo todas praticamente uma extensão da linha Marvel Universe.
O sucesso da coleção no Brasil, também fez lojas como a Taverna do Ogro Encantado e Arsenal51, investirem trazendo séries e waves que acabaram não chegando através da Hasbro no Brasil. E dando acesso aos que agregaram essa coleção em seus acervos. E embora não tenha a regularidade de lançamentos no Brasil que colecionadores gostariam, a coleção deu oportunidade para muitos iniciantes começarem sua coleção de action-figures Marvel, pelo valor mais acessível que linhas de figuras em escala de tamanho maior. E a coleção continuará com muitos lançamentos previstos em 2013, com a torcida dos colecionadores do Brasil para uma maior e melhor distribuição pela Hasbro aqui.



5-Hot Wheels Batman Commemorative e Batman 1:50-Mattel

Mais imagens da Coleção Hot Wheels Batman clique no Blogarte AQUI!
Mais que um simples veículo, quase um personagem, o Batmóvel leva o Homem-Morcego para combater o mal nas noites de Gotham desde sua primeira aparição em 1939 nos quadrinhos, presente depois nas adaptações para TV e cinema até hoje com centenas de versões. A coleção Hot Wheels Batman Commemorative Escala 1:64, relançou alguns dos principais modelos nessa escala criados pela Mattel, mas em cartelas especiais temáticas de acordo com a mídia original de cada um. Já a coleção Hot Wheels Batman 1:50, traz miniaturas em escala um pouco maior e assim bem mais detalhadas, também dos principais veículos do Homem-Morcego, derivadas de diversas mídias.
As duas coleções motivaram muitos a começar uma coleção específica de veículos do Batman, a Mattel trouxe as linhas com boa distribuição e preços razoáveis. Fica também nossa torcida pela continuidade da coleção 1:50 e sua distribuição pela Mattel do Brasil em 2013 como foi esse ano.
Só lamentamos muito mesmo que essa fórmula bem feita ficou restrita a coleção de veículos do Batman, no que se refere ao universo da DC Comics no Brasil. As demais excelentes coleções derivadas feitas pela Mattel, como DC Universe Classic, hoje são restritas ao site Matty Collectors da Mattel, o que limita demais o acesso aos colecionadores dos EUA, o que dirá do Brasil. A linha Movie Master de figuras derivadas do filme "Batman, O Cavaleiro das Trevas Ressurge", com escala de tamanho maior e acabamento melhor, nem chegaram perto das lojas esse ano. Assim como a coleção derivada da série animada "Justiça Jovem" que além de nem chegar a ser distribuída no Brasil, foi cancelada nos EUA. Para os colecionadores fãs da DC, fica a grande saudade dos bons tempos do passado recente, quando a coleção Justice League Unlimited (a clássica Liguinha) marcava presença regular e muito acessível nas lojas de todo Brasil através da Mattel.

6-Transformers: Generations-Hasbro

Desde 2007 com o lançamento de Transformers-O Filme de Michael Bay, os clássicos heróis robóticos de Cybertron representados pelos Autobots e Decepticons tiveram sua franquia revitalizada e conquistaram toda uma nova geração de fãs e colecionadores de suas linhas de figuras e produtos, além de resgatar antigos fãs que conheceram esses heróis em suas séries animadas e HQs nos anos 1980.
Desde então, a Hasbro vêm cuidando e desenvolvendo com carinho e atenção essa que é sem dúvida uma de suas mais bem sucedidas franquias, com lançamentos regulares, diversidade nas linhas com figuras desde mais simples e acessíveis até as mais detalhadas e complexas.
Recentemente, como nosso amigo e parceiro W. Alex Silva sabiamente disse no seu blog Transformers Dioramas, para quem vivenciou o começo da "febre" Transformers na década de 1980, e se tornou Fã/Colecionador incondicional e, agora, saudosista, gostaria de ver versões atualizadas mesmo dos personagens menos conhecidos, referindo-se ao novo cardgame lançado pela Mobage, chamado Transformers: Legends podemos dizer que a mesma fórmula pode se aplicar a coleção Transformers: Generations da Hasbro, lançada em 2010 a linha apresenta figuras que recriam os personagens clássicos com um design que retrata de uma forma moderna, mas também em amálgama equilibrado com o visual clássico original dos personagens. A série derivada Transformers Generations: Fall of Cybertron é baseada no novo game Transformers: Fall of Cybertron e segue o mesmo princípio.
Por enquanto, poucos modelos dessa linha chegaram às lojas brasileiras, os Deluxe Class Optimus Prime, Jazz e Shockwave estão entre os disponíveis atualmente, todos apresentados na Toy Fair e Botcon 2012. Mas mesmo pela pouca quantidade, a qualidade e design dessa linha já faz por merecer presença em nossa lista entre os melhores de 2012! Que venham muitos modelos mais em 2013 para agradar todas "Gerações" de fãs dos Autobots e Decepticons!


7-Star Wars The Vintage Collection

George Lucas sempre foi à frente de seu tempo, o produtor e criador da saga cinematográfica Star Wars, que dispensa apresentações, tem sua genialidade exposta na produção de seus filmes e mais ainda no merchandising derivado dos mesmos.
Star Wars foi oferecida em 1976 para a Mego Corporation, empresa líder no mercado das action-figures na década de 1970. A Mego recusou a oferta de licenciamento da franquia que acabou então nas mãos da Kenner, na época uma empresa subsidiária da General Mills.
A então pequena Kenner em 1977 criou a primeira linha de figuras derivadas de Star Wars, e em uma inusitada e inteligente estratégia de negócios, promoveu ainda mais a linha. A Kenner não estava preparada (talvez como todo mundo) para o retorno sem precedentes no sucesso do primeiro filme lançado, e sem poder suprir o seu estoque para a alta demanda do Natal de 1977, criou e vendeu o "Early Bird Certificate Package", um pacote trazendo um certificado para ser enviado a Kenner posteriormente, que dava direito a quatro figuras de Star Wars em uma caixa que trazia ainda um display diorama, adesivos e um cartão de membro do Fã Clube Star Wars. Quando as figuras chegaram às lojas em 1978, o sucesso era tamanho que mais oito figuras foram lançadas, além de itens complementares como veículos e naves. E demanda desde então para figuras Star Wars foi tamanha que a Kenner continuou a ter dificuldade para suprir o mercado. Em 1978 chegaram a vender 40 milhões de unidades, representando um faturamento de US $100 milhões.
Em 1985, a procura de action-figures Star Wars tinha abrandado, e a produção acabou descontinuada pela Kenner. A renovação veio em meados de 1990, através do lançamento da trilogia clássica em vídeo VHS. A Kenner, que tinha sido comprada pela Tonka em 1987 e posteriormente pela Hasbro em 1991, aproveitou-se disso, e em 1995 lançou uma nova linha de action-figures chamada "Power of the Force", produzida até 1999 ainda com a logomarca Kenner, posteriormente substituída pela marca Hasbro.
Percussora das linhas de figuras na escala 3¾" (aprox. 10 cm) ou 1:18, Star Wars e seu sucesso influenciou diretamente na criação e produção de linhas colecionáveis de action-figures de filmes que existe hoje mais presente do que nunca.
Produzida desde 2010 até hoje, a coleção Star Wars The Vintage Collection levou fãs de volta para "um tempo atrás, em uma galáxia muito, muito distante..." Cada figura dessa coleção apresenta o projeto excepcionalmente preciso, e excelente equilíbrio de articulação na escultura das figuras, todas em uma embalagem blister seguindo o design original criado pela Kenner em 1978. No Brasil, infelizmente ainda pouca coisa da coleção The Vintage foi lançada nas lojas pela Hasbro do Brasil, mas isso não impediu que muitos colecionadores dessem continuidade nas suas coleções através de lojas especializadas como a Tavernado Ogro Encantado, que trouxe e ainda traz as primorosas figuras dessa coleção, que em 2012 sem dúvida estava com a "força" ao seu lado.

8-ThunderCats-Bandai

Criados por Tobin "Ted" Wolf em 1983, os ThunderCats cativaram toda uma geração de fãs na década de 1980, em 130 episódios divididos em quatro temporadas de uma série animada produzida por Rankin/Bass (Arthur Rankin Jr. e Jules Bass) em 1985.
Na época, o sucesso no Brasil fez a extinta fábrica de brinquedos Glasslite produzir uma linha de action-figures com acessórios e veículos, e até uma série de miniaturas estáticas, que são cobiçados itens para colecionadores hoje.
Em 2011, a Warner Bros. trouxe de volta dos gatos de Thundera em uma nova série animada, ou como dizem, um remake do famoso desenho animado da década de 1980.
Exibida no Brasil desde o dia 30 de abril de 2012, em ambos os países pelo Cartoon Network. No Brasil, também foi exibida no começo de 2012 pelo canal SBT e, em julho, voltou a ser transmitida, desta vez diariamente na TV aberta.
Diferente da versão original, que retratava os ThunderCats como últimos sobreviventes do moribundo planeta Thundera, se restabelecendo em um planeta desconhecido, nesta nova versão, os Thundercats formaram um império no Terceiro Mundo, mas seu nível cultural é semelhante ao da Idade Média. Eles vivem em guerra com os lagartos, liderados por Escamoso. Lion-O é o jovem príncipe herdeiro, é filho do rei Claudus e por tradição deve herdar não só a coroa como a poderosa espada justiceira, na qual está encravado o olho de Thundera. As diferenças não param por aí, Lion-O é mais jovem que sua versão original (que não teve o envelhecimento retardado em sua viajem ao Terceiro Mundo), e o príncipe dos ThunderCats é irmão de Tygra. Tygra compete com o irmão, sente inveja por não ter sido escolhido como rei e disputa com Lion o amor de Cheetara. Panthro quer vingança de seu ex-companheiro Grune e acaba por derrotá-lo em uma luta emocionante na qual seus braços são amputados. Coadjuvantes como os elefantes-monges e os Petalar tornam a nova série rica de simbolismos e reflexões. Os vilões clássicos foram redefinidos, agora são nítidos psicopatas e seu ataque maciço no final da temporada deixou um gancho convincente para novas e decisivas aventuras, principalmente explorando a intrigante relação de Mumm-Ra com Pumyra, que nesta versão se tornou uma traidora da própria espécie.
A Bandai foi a responsável pela produção da linha de action-figures e derivados da nova produção, e conforme anunciada e exposta na Abrin 2012, a Sunny Brinquedos, distribuidora oficial no Brasil da cultuada linha Playmobil, foi a responsável por trazer para as lojas brasileiras a nova coleção da Bandai, composta por figuras na escala 3¾" e 6". E para os fãs da série clássica de 1983, foram lançadas duas figuras especiais com 8" de Lion-O e Tygra nas versões originais com vários acessórios, que infelizmente ficaram só nos dois até o momento, deixando os colecionadores carentes por figuras nesses moldes do restante dos principais membros do grupo. Já referente a nova série, foram lançadas figuras dos principais protagonistas, todas distribuídas nas lojas e ainda podem ser achadas facilmente.
Há ainda uma sub-série com figuras na escala 3¾" mais simples, com poucas articulações e acabamento na pintura menos detalhado, mas com preços bem acessíveis ao público consumidor de menor renda. Concluindo, há figuras disponíveis para todos os gostos e bolsos, com boa distribuição, atributos perfeitos para o sucesso de qualquer linha de coleção, de uma série que agrada tanto aos veteranos fãs da série, quanto aos jovens que estão conhecendo agora.

9-Batman Arkham City-DC Direct 

No game que dá continuação para Arkham Asylum, Batman: Arkham City, desenvolvido pela Rocksteady Studios para diversas plataformas, bairros inteiros de Gotham City são isolados criando uma super-prisão do tamanho de uma pequena cidade, chamada de Arkham City é dominada pelos piores criminosos. A DC Direct criou a linha de action-figures derivadas desse consagrado jogo, com figuras do Homem-Morcego, seus aliados e principais inimigos, com o design visual inédito fiel ao game, que traz os personagens com elementos que mesclam o clássico com o contemporâneo de forma equilibrada e inovadora, sem descaracterizar nenhum deles. Um exemplo de criação visual que poderia muito bem ser seguido em uma produção cinematográfica. Trazendo realismo, sem perder a conotação da fantasia e ficção e sem limitações cronológicas.
Apesar de poucos lançamentos regulares, as poucas séries de figuras lançadas pela DC Direct derivadas de Batman: Arkham Asylum e Batman: Arkham City são exemplos perfeitos de como deve ser uma linha de action-figures feita para colecionadores e fãs do Batman. E uma 4ª série com mais figuras de Batman: Arkham City deve chegar em 2013, agora pela chamada DC Collectibles (novo nome da DC Direct).
No Brasil as figuras dessa coleção podem ser encontradas em lojas especializadas como a Coleciona Brinquedos, e são sem dúvida o que existe de melhor em action-figures do Batman atualmente.


10-Hot Toys

Hoje são produzidas action-figures cada vez mais realistas e detalhadas, e entre as mais perfeitas, estão as da Hot Toys, empresa fundada em 2000 e com base em Hong Kong, começou com figuras militares e ampliou sua linha com licenciamentos de figuras de personagens do cinema e games. Com detalhes impressionantes, as figuras Movie Master podem ser consideradas hoje o máximo atual da evolução dos primeiros action-figures.
Elogiar Hot Toys é "chover no molhado", as imagens das figuras já falam por conta própria, mas toda essa perfeição tem seu preço, e infelizmente não é algo acessível para uma grande parcela de colecionadores no Brasil, mas é impossível listar o que foi lançado de melhor e não incluir Hot Toys, isso seria falso e injusto. A linha de figuras que parece que vão falar, feita na escala 1:6, é distribuída no Brasil em lojas especializadas pela PiziiToys, o que dá a opção de pagamentos parcelados, uma dívida mais longa talvez, mas que vale cada centavo pela qualidade das peças que realmente não são brinquedos.

Assim concluímos a lista das 10 melhores de 2012 do Sala de Justiça-Br, e é claro, como toda lista de avaliação, estamos cientes que há quem vai concordar e quem vai discordar, mas independente de qualquer coisa, opiniões divergentes sempre devem ser respeitadas, por isso, se tens alguma sugestão de outra coleção ou linha de sua preferência que foi lançada em 2012, escreva para nós e diga sua opinião, que será mais que bem vinda!
saladejusticabr@gmail.com
Feliz 2013!!!

4 comentários:

Marcelo disse...

Muito boa reportagem Eder! Parabéns !!

Voltarei mais vezes para consultas futuras!

Um grande abraço de final de ano!

Do amigo, Marcelo.

Eder (Mr. Blisterman) Pegoraro disse...

Obrigado meu amigo Marcelo!
Feliz 2013!

afdangus disse...

MARAVILHA EDER. SEMPRE MUITO BEM INFORMADO. Forte abraço e mais reportagens como esta em 2013!
Daniel Gustavo DANGUS

thiago disse...

falto a square enix