terça-feira, 26 de março de 2013

G.I. Joe: Retaliação: Nós vimos!

O Sala de Justiça-Br teve acesso a cabine de imprensa de uma exibição prévia de G.I. Joe: Retaliação, filme que estreia oficialmente nessa próxima sexta-feira, dia 29 de março, e abaixo segue nossa impressão do filme:
G.I. Joe: Retaliação é o segundo filme dos heróis "Comandos em Ação" nos cinemas, mas poderia muito bem ser o primeiro. O filme traz alguns vínculos com a produção anterior, "G.I. Joe: A Origem de Cobra" de 2009, mas nenhum tão significativo dentro da história, que com novo elenco funciona quase independente, quase como um reinício da franquia, respeitando sim a cronologia e o trabalho anterior e ainda mostrando que não há necessidade de um reboot total desde que exista um bom roteiro e uma direção bem conduzida.
O vínculo mais importante é o início da trama, praticamente iniciada na produção anterior, onde Zartan, o Mestre dos Disfarces, toma o lugar do presidente norte americano, interpretado por Jonathan Pryce, e Pryce interpreta magistralmente os dois personagens, Zartan e o Presidente. A partir de então, os Joes são enviados para uma missão no Oriente Médio e são vítimas de uma emboscada, onde há poucos sobreviventes que passam a atuar como renegados fora-da-lei, o que nos remete a premissa da série animada mais recente G.I. Joe Renegades, mas a similaridade ainda maior é com outra produção em desenhos animados anterior, G.I. Joe Resolute, onde há uma conotação mais séria e realista, sem perder a essência desenvolvida por Larry Hama nos quadrinhos. 


John M. Chu, que trazia seu currículo de diretor de filmes dançantes, surpreende e mostra que sabe conduzir muito bem também um bom filme de ação, com boas coreografias de lutas e combates explosivos.
A conotação futurista mais Sci-Fi da produção anterior dá lugar para a militaria clássica original da franquia nas linhas de brinquedos e HQs, embora também ainda existam veículos e aparatos tecnológicos fictícios, os mesmos são mais plausíveis dentro do contexto da mitologia G.I. Joe, com direito a veículos clássicos que fãs e colecionadores vão reconhecer na primeira vista.

As características básicas e mais importantes de cada personagem são mantidas, em alguns casos até melhoradas, com o exemplo do Comandante Cobra, sempre retratado de forma quase caricata nos desenhos, aqui o vilão é mostrado de forma muito mais condizente ao posto que ocupa, com uma presença cênica imponente, uma voz gutural sobre uma ruidosa respiração que remetem a lembrança de um certo Lorde Sith eleito o maior vilão da história do cinema.
Outro destaque entre os vilões é Ray Stevenson, impecável como o insano e destrutivo "Cobra Sabotador" Firefly.
Dwayne Johnson consegue conquistar carisma como Roadblock,
no tom certo do personagem, Snake Eyes continua eficiente e mortal, perfeito nas coreografias e lutas de Ray Park, e com um figurino ainda melhor, e há até espaço para momentos íntimos entre Flint e Lady Jane, interpretados por DJ Cotrona e Adrienne Palicki respectivamente, indicando o envolvimento afetivo dos personagens tal como os mesmos sempre apresentaram nos desenhos e quadrinhos, mas o alívio cômico muito presente no primeiro filme dos Joes, passa longe nessa produção. 
Mas como nem tudo é perfeito há alguns furos no roteiro, principalmente no cenário ninja do filme, onde muita coisa é colocada de forma apressada, deixando explicações e detalhes importantes de lado, o que torna o entendimento confuso para quem não conhece detalhadamente o universo G.I. Joe criado em mídias anteriores, mas não tanto comprometedor ao ponto de diminuir a qualidade da produção, apenas detalhes que poderiam ser certamente melhorados. O herói Joe Colton, fundador do grupo de elite que leva seu nome, vivido pelo astro Bruce Willis, é retratado com todo respeito, como o general com alma de soldado e postura exemplar.
Porém sua participação é praticamente coadjuvante e não tão condizente e justa ao personagem e sua importância, assim como personagens importantes, já desenvolvidos e populares acabam desperdiçados em prol de uma carga mais dramática e séria, porém, ao mesmo tempo uma destruição em massa apresentada, que no campo real afetaria toda humanidade como uma tragédia sem precedentes na história moderna, é colocada apenas como efeitos visuais impressionantes, contradizendo um teor realista, mas fica claro que o objetivo do filme é divertir, e consegue com toda certeza ignorando qualquer conotação realista e dando mais importância à fantasia e aventura originais da franquia nos brinquedos e demais mídias.
Mas apesar desses detalhes em contraponto, G.I. Joe: Retaliação é certamente o filme que todos fãs e colecionadores de suas action-figures queriam ver nos cinemas, fiel a essência da franquia e superior certamente a produção anterior, o que deixa a expectativa para ver os Joes enfrentado a organização Cobra mais uma vez nos cinemas futuramente.

As primeiras action-figures e veículos derivados de G.I. Joe: Retaliação já chegaram através da Hasbro no Brasil, e em diversos lugares já estão esgotados, porém com a estreia do filme nesse final de semana, e a premissa de um sucesso que acreditamos o mesmo ser, é certo que estoques serão repostos em breve e traz a esperança de novos lançamentos da linha no decorrer de todo restante do ano. Qualquer novidade à respeito você verá aqui no Sala de Justiça-Br.

4 comentários:

eduardo-amorim2011 disse...

apesar de nao ter gostado do primeiro vou ver esse segundo por causa dessa critica.

Luiz Big Ben disse...

Sua análise está muito boa, levantando alguns detalhes que realmente eu não havia notado (estive na pré-estréia). Nada como os olhos de um crítico especialista.Após lê-la, melhorou até o conceito que eu havia formado
inicialmente.Legal !!! (detalhe-observem que os veteranos amigos do Colton,tem similaridade com o célebre "Adventure Team").

Ivan Davis disse...

eu gostei muito do filme (pois assim como vc, eu busco sempre diversão cinema) mas como fã dos joes nao gostei de algumas coisas tipo (morte de alguns personagens que nao vou citar pra nao fazer spoiler). se lá na frente quiserem reaproveitar estes personagens vao acabar dando uma explicação ridícula e isso vai irritar muita gente. ja estou até vendo a confusão que isso vai dar rsrsr

Eder (Mr. Blisterman) Pegoraro disse...

Obrigado amigo Big Ben!
Meu amigo Ivan, no 1º filme aparentemente Storm Shadow morre no final, mas o personagem volta, sem explicações sobre sua sobrevivência (um furo de roteiro)e no entanto isso não compromete sua participação em Retaliação...Um dos personagens que morre, eu concordo, difícil trazer de volta, mas outro, bom, não vi o corpo, aí pergunto, não seria possível o mesmo estar gravemente ferido, e para protege-lo, em sua recuperação, o mesmo é dado como morto com aval de seus aliados, apenas para proteger o mesmo enquanto se recupera? Além disso, o elenco de Joes legais é muito grande, por isso já imagino outro time no próximo filme como foi no segundo talvez, com a eventual volta de um ou outro personagem. Abs!