terça-feira, 1 de outubro de 2013

Matéria: O Batman: A trajetória multimídia-Parte 2

Entre os super-heróis dos quadrinhos, não há dúvidas que o Batman teve o maior número de adaptações em série de desenhos animados e longa metragens em animação lançados diretamente em VHS, Dvds e Blu Ray, tanto como protagonista principal, como coadjuvante interagindo com outros personagens.
Em diversos casos, as animações também são uma extensão do sucesso do personagem em outras produções, caso da série animada "The Adventures of Batman" de 1968 produzida pelos estúdios da Filmation, que seguia todo estilo do seriado de TV anteriormente produzido em 1966 responsável pela primeira onda chamada "Bat-Mania" em todo mundo.
Também da clássica Filmation de Lou Scheimer veio em 1977 a animação "The New Adventures of Batman" na qual além de Robin, trazia ao lado do Homem-Morcego a Batgirl e o duende Bat-Mite, batizado na dublagem brasileira como Bat-Mirim, aprontando confusões que davam o maior apelo cômico. Essa série ainda trouxe de volta os atores Adam West e Burt Ward aos papéis que os imortalizaram no seriado de 1966, interpretando novamente as vozes da dupla dinâmica nessa produção.
Com design visual criado por Alex Toth, Batman foi presente em todas temporadas da série animada "Superamigos" produzida de 1973 a 1985 pelos estúdios Hanna-Barbera, baseada na Liga da Justiça da DC Comics. Nas duas últimas temporadas "SuperFriends: The Legendary Super Powers Show" (1984) e "The Super Powers Team: Galactic Guardians" (1985), Adam West mais uma vez interpretou a voz do Homem-Morcego na dublagem original.
Em "The Super Powers Team: Galactic Guardians" de 1985, além de um visual mais detalhado inspirado na arte de Jose Luis Garcia-Lopez, e histórias mais sérias, a série mostrou pela primeira vez Batman retirando sua máscara e revelando o rosto de Bruce Wayne:
A mesma temporada ainda apresentou diversos veículos interessantes além do Batmóvel e do Batplano apresentados nas temporadas anteriores, entre os mesmos:
BatBuggy
The Bat-Rocket (ou Bat-Foguete)
Batcóptero
Mas a 1ª aparição do Batman pelos estúdios da Hanna-Barbera veio antes de Superamigos, em um encontro inusitado em 1972 na série animada "The New Scooby-Doo Movies". Além dos personagens tradicionais da turma do Scooby-Doo, cada episódio desta série trazia convidados especiais, celebridades da TV ou cinema que ajudavam a Mistérios S.A. a resolver o caso da história. No segundo episódio da primeira temporada em 1972, chamado "Operação Dupla Dinâmica", Batman e Robin encontram Scooby-Doo e sua turma e juntos enfrentam os vilões Coringa e Pinguim. No 15º episódio "O Dinamismo da Dupla Dinâmica"  o grupo da Mistérios S/A volta a se encontrar com os heróis para novamente encarar a dupla de vilões. Esses episódios históricos foram lançados pela Warner Home Vídeo na edição especial "Scooby-Doo encontra Batman" disponível no Brasil em Dvd, ainda pode ser encontrado:
O inusitado encontro de Batman com Scooby-Doo tornou-se tão cult que a Warner prestou sua homenagem em um episódio da série Batman-Os Bravos e Destemidos. Tudo cortesia de Paul Dini no episódio "Bat-Mite Presents: Batman's Strangest Cases!", o 51º episódio da série na segunda temporada exibido em 2011. O novo crossover só foi possível devido a Warner Bros. Animation ter adquirido os estúdios Hanna-Barbera em 2001, com o mesmo todo seu elenco de personagens:
Outro super-herói original do elenco da Hanna-Barbera que marcou presença na série de Batman-Os Bravos e Destemidos foi o vigilante espacial Space Ghost. O encontro aconteceu no curta de abertura do 61º episódio da série, que precede a trama seguinte sem vínculo com a história principal, onde Batman e Space Ghost se unem para salvar os jovens irmãos parceiros de Space Ghost, Jan e Jace, e o macaco mascote Blip, de um domador de criaturas espaciais monstruosas. Tudo no mais puro clima dos anos 1960. Embora curto, tornou-se um encontro antológico. 
Com o final da série Superamigos em 1985, o Homem-Morcego ficou fora dos holofotes de outras mídias, além da antológica minissérie "O Retorno do Cavaleiro das Trevas" de Frank Miller em 1986, voltando e dando início a uma nova onda de Bat-Mania em 1989 com uma expressiva campanha de marketing do filme "Batman" de Tim Burton, seguido de "Batman-O Retorno" em 1992 e da série animada de Paul Dini e Bruce Timm, conforme  já relatamos na primeira parte dessa matéria (veja clicando AQUI!).
Em 1996, Bruce Timm deu segmento ao seu legado de magistrais animações DC lançando "Superman: A Série Animada" (Superman: The Animated Series) que rendeu 54 episódios do Homem de Aço até o ano 2000.
Em 1997 os 29º e 30º episódios, exibidos na segunda temporada da série, trouxeram a história "Os Melhores do Mundo" (World's Finest no original), onde o Coringa e Lex Luthor criam uma aliança e trocam de cidade e inimigos, promovendo o primeiro encontro de Batman com Superman e interligando o universo de animações da DC Warner.
Esses episódios são uma adaptação da minissérie em quadrinhos homônima de 1991 escrita por Dave Gibbons e ilustrada por Steve Rude, já o título foi inspirado na série em quadrinhos que existia em World's Finest Comics, título team-up protagonizado pelos dois heróis publicado no período Pré-Crise nas Infinitas Terras.
 
Os episódios de Superman & Batman: Os Melhores do Mundo também foram lançados em um Dvd especial no Brasil pela Warner Home Vídeo, e também ainda é possível encontrá-lo em lojas virtuais:
Mas a máxima produção de Bruce Timm e Paul Dini veio em 2001 com a série "Liga da Justiça" seguida em 2004 por "Liga da Justiça Sem Limites". Seguindo uma cronologia própria criada nas séries animadas anteriores do Homem-Morcego e do Homem de Aço, Batman é membro fundador do grupo e decisivo em momentos importantes da série. Se antes, era comum os personagens dos quadrinhos serem adaptados para a TV e cinema, o sucesso de animações como essa passou a fazer o papel inverso, influenciando as HQs e resgatando personagens clássicos. Um exemplo foi o envolvimento romântico do Batman com a Mulher Maravilha nos quadrinhos DC na época, envolvimento esse originalmente criado nessa série animada.
Confira a primeira parte dessa matéria clicando AQUI!
Continua na terceira parte, clique AQUI!

Nenhum comentário: