quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Matéria: O Batman: A trajetória multimídia-Parte 3

Seguindo a história do Batman em outras mídias além dos quadrinhos, mas sem seguir ordem temporal cronológica, até para uma maior compreensão da trajetória do herói em toda sua extensão de décadas, agora voltamos ao princípio na década de 1940.
Nosso herói surgiu em maio de 1939 na revista Detective Comics, e poucos anos depois, precisamente em 1942, fez sua estreia no Brasil nos quadrinhos do Globo Juvenil com o nome de Morcego Negro e depois Homem-Morcego. No ano seguinte, em 1943, Batman e Robin ganharam sua primeira adaptação além das HQs, chegando aos cinemas através do seriado The Batman da produtora Columbia, com Lewis Wilson como Batman e Douglas Croft como Robin. O vilão nesse seriado, não era nenhum conhecido das HQs, mas um sinistro espião japonês chamado Dr. Daka.
Comuns nas matinês de cinema da década de 1940, os seriados que precediam os filmes principais eram em muitos casos até o maior motivo de milhares de jovens fãs irem ao cinema toda semana. Muitos heróis ganharam sua primeira adaptação além dos quadrinhos nesse formato, em seriados divididos na média de 12 a 15 capítulos. Produções memoráveis e com bom orçamento  popularizaram ainda mais clássicos das HQs como Flash Gordon, Fantasma, Capitão Marvel, Espião Mestre (Spy Smasher), Capitão América, etc.
Infelizmente ainda não foi a vez de Batman brilhar como grande ícone...O baixo orçamento dessa produção levou a mesma a uma categoria B, inferior a muitas similares da mesma época. Mesmo assim, se notabilizou por apresentar detalhes que ajudaram a formar a cultura e o mito popular em torno do personagem. Apresentou pela 1ª vez a "Batcaverna" e sua entrada secreta através do relógio no escritório de Bruce Wayne.
O seriado também mudou a aparência física do mordomo Alfred Pennyworth, antes o Alfred nos quadrinhos era um pouquinho mais acima do peso. Após a interpretação de William Austin no seriado como o fiel e paternal mordomo de Bruce Wayne, os quadrinhos subsequentes o mostraram como Austin, mais magro e com um pequeno bigode.
Batman voltou as telas dos cinemas em 1949 em um novo seriado chamado The New Adventures of Batman and Robin, uma sequência do seriado de 1943, com roteiros dos episódios também assinados pelo criador do herói Bob Kane, e com os atores Robert Lowery como Batman e John Duncan como Robin. Foi um pouco melhor do que o anterior, dessa vez a dupla dinâmica enfrentou um vilão chamado "O Mago" (The Wizard), mas ainda com poucos recursos ficou longe de retratar com fidelidade o que o herói era mesmo nas HQs.
Somente 17 anos depois Batman e Robin ganharam sua melhor versão nas aventuras da série de 1966 com Adam West e Burt Ward, por seu espírito de brincadeira, estilização, técnica moderna, e claro, o charme irretocável dos vilões excêntricos, como vimos na 1ª parte dessa matéria (veja clicando AQUI!)

Retomando as animações mais modernas das quais falamos na segunda parte de nossa matéria (veja AQUI), após as produções consagradas de Bruce Timm e Paul Dini, Batman também marcou suas participações especiais na série animada do jovem herói Static Shock (no Brasil, Super Shock), criado pelo genial Dwayne McDuffie, Static surgiu nas HQs da Milestone Comics em 1993 e após o fechamento da Milestone o mesmo tornou-se parte do elenco da DC Comics, chegando a ser membro do grupo Jovens Titãs, para em 2000 ganhar sua série animada própria. Batman marcou presença no 30º episódio da terceira temporada, atuando ao lado de Super Shock com a Liga da Justiça. No 40º episódio na 4ª temporada em 2004, Batman volta ao lado de Super Shock e Robin, indo ao futuro e ajudando Terry McGinnis, o sucessor de Bruce em Batman Beyond.
A ligação de Super Shock com o universo DC animado se consolidou ainda mais na série Liga da Justiça Sem Limites (Justice League Unlimited), onde nos episódios 12 e 13, uma versão mais velha do herói elétrico surge com a versão da Liga da Justiça de um possível futuro, atuando ao lado de Batman mais uma vez no futuro da série Batman Beyond. O encontro de Batman com sua versão futura do idoso Bruce Wayne de Batman Beyond rende diálogos e momentos muito divertidos nesses episódio.
Outra série animada que não poderíamos deixar de listar, é a acima citada Batman Beyond. Outra obra prima de Bruce Timm e Paul Dini lançada em 1999. 
A série é focada no jovem Terry McGinnis, pupilo e sucessor de Bruce Wayne como o Batman do Futuro. O sucesso do personagem levou o mesmo a ter sua história concluída na série Liga da Justiça Sem Limites, no episódio "Epilogue", na segunda temporada da série em 2005, onde é revelado que Bruce Wayne é realmente o pai biológico de Terry. A história é ambientada 15 anos após Terry se tornar o novo Batman, e mostra Bruce sofrendo de falência dos rins e necessitando de um doador de tecidos compatível para clonagem do órgão. Quando Terry descobre que tem compatibilidade perfeita, faz um teste de DNA em si mesmo que revela o mesmo geneticamente ligado a Bruce. Na conclusão, a trama se revela em um plano orquestrado pela agente do governo Amanda Waller, que no passado usou suas conexões nos laboratórios Cadmus para reunir a tecnologia para "Projeto Batman Beyond", cujo objetivo era literalmente criar um novo Batman, começando com uma amostra coletada do DNA de Bruce Wayne. Depois ao encontrar um jovem casal com perfis psicológicos quase idênticos aos dos pais de Bruce, os McGinnis, uma solução de nanotecnologia foi injetada em Warren McGinnis sem seu conhecimento, para reescrever seu material reprodutivo em uma cópia exata de Bruce. O resultado veio um pouco mais de um ano depois, quando Mary McGinnis deu à luz a Terry, um filho biológico seu e de Bruce Wayne. Bruce desconhece esses fatos, pois Waller acreditava que o mundo no futuro ainda iria precisar de um "Batman", porém Wayne jamais estaria de acordo com seus planos. Assim, a história estabelece que Terry é o filho de Bruce e não seu clone, e que, apesar de sua genética, ele teve o livre arbítrio e se tornou o novo Batman por sua própria escolha.
Em 2004 o Homem-Morcego ganhou mais uma série animada própria, chamada simplesmente "The Batman", a produção foi criada por Duane Capizzi e Michael Goguen rendendo 65 episódios divididos em 5 temporadas.
Diferente das séries anteriores de Bruce Timm, a idéia nessa produção era atrair um público mais infantil, com um Bruce Wayne mais jovial. O que desagradou mesmo aos fãs do Batman, foi o visual dos clássicos vilões, apresentados na série com aparência mais bizarra ou exótica, e muitos com sua origem alterada, além de não trazer alguns como Duas-Caras, Espantalho e Chapeleiro Louco.

Entre as curiosidades da série, o vilão Charada com um visual bizarro ao estilo Marilyn Manson, foi dublado originalmente por Robert Englund, o Freddy Krueger original da cinessérie A Hora do Pesadelo. Já o ator Frank Gorshin, o Charada do seriado de TV de 1966, dublou a voz do cientista vilão Hugo Strange, sendo seu último trabalho antes de falecer em maio de 2005. O elenco original de vozes ainda contou com Adam West (o Batman do seriado de 1966) como o prefeito Marion Grange, Robert Patrick (o T-1000 de "O Exterminador do Futuro 2") como Gavião Negro, Ron Perlman (o Hellboy dos cinemas) como Crocodilo entre outras celebridades.
Na terceira temporada Batman ganha o reforço da Batgirl e na quarta Dick Grayson surge como Robin, em ordem inversa aos quadrinhos onde Robin é parceiro do Batman bem antes de Barbara Gordon se tornar a Batgirl. A partir da quinta temporada a série foca em aventuras do herói ao lado de uma versão da Liga da Justiça, fugindo de seu enredo original. A série terminou em março de 2008.
Batman também foi presença constante na série animada Justiça Jovem (Young Justice) entre 2011 e 2013. Apesar do título, não é uma adaptação da série de HQs Justiça Jovem de Todd Dezago e Todd Nauck, mas sim uma adaptação de todo o Universo DC com foco nos super-heróis mais jovens. A equipe formada por Robin, Aqualad, Kid Flash, Superboy, Miss Marte e Artemis é uma versão jovem da Liga da Justiça. O cenário principal é o universo alternativo da Terra-16, durante um período de tempo em que super-heróis são um fenômeno relativamente recente. Membros da Liga como Batman, Aquaman, Flash, Caçador Marciano, Arqueiro Verde, Canário Negro e Tornado Vermelho atuam como mentores dos jovens heróis durante as atuações do grupo.
Veja a primeira parte dessa matéria clicando AQUI!
E a segunda parte clicando AQUI
Continua na parte 4-Veja clicando AQUI!

Nenhum comentário: