domingo, 9 de fevereiro de 2014

Encontro Comandos em Ação no Arsenal 51!

No dia 08 de fevereiro, sábado, colecionadores e fãs da franquia G.I. Joe clássica se reuniram no primeiro grande encontro de 2014 promovido pela loja Arsenal 51 com apoio da Taverna do Ogro Encantado no Encontro Comandos em Ação que iniciou as comemorações dos 30 anos de seu lançamento no Brasil através da fábrica de Brinquedos Estrela em 1984.
O evento realizado no Shopping Vitrine Iguatemi em frente ao Arsenal 51 no segundo piso, espaço ponto de encontro de colecionadores todos os sábados, reuniu colecionadores veteranos como Rodrigo Savino e Luís "Big Ben" Paulo:

Abaixo, da esq. p/ dir. Alexandre Misson (Meu Mundo Star Wars), Luiz Rocha, Alexandre Govastki e Rodrigo Savino:
Uma apresentação resumida das origens da franquia G.I. Joe/Comandos em Ação:
As figuras dos primeiros personagens produzidos e lançados no Brasil pela Brinquedos Estrela S.A. em 1984:
Em exposição, dezenas de figuras originais da Estrela lançadas entre os anos 1980 e 1990 nas suas cartelas ainda lacradas:
Um diorama representado a batalha entre os G.I. Joes e seus inimigos Cobras, na obra figuras originais produzidas pela Brinquedos Estrela S.A. na década de 1980 interagem com algumas da linha comemorativa 25 anos lançada pela Hasbro:
Entre as raridades em exposição, duas figuras da vilã Zarana membro do grupo de mercenários Dreadnoks e irmã de Zartan, em protótipos encartelados com a embalagem do G.I. Joe Roadblock. Ambas as peças com certificado de autenticidade da AFA (Action Figure Authority), foram figuras lançadas posteriormente com algumas modificações como itens exclusivos da San Diego Comic Con de 2011:
 
Figura do G.I. Joe original Dial Tone da linha comemorativa de 25 anos, além de uma peça rara lançada em edição limitada na G.I. Joe Convention de 2011 pelo G.I. Joe Collectors’ Club, a peça ainda está autografada por Hank Garrett, dublador original do personagem na série animada da Sunbow dos anos 1980:
Snake-Eyes da coleção comemorativa de 25 anos autografada por Ray Park, ator que interpretou o herói nos cinemas nos dois filmes da franquia:
Figuras na escala 3¾" lançadas em 2010 pela Hasbro inspiradas na linha original Adventure Team na escala 1 sexto, ou simplesmente o "Falcon" em miniaturas na escala dos Comandos em Ação. Itens exclusivos do G.I. Joe Collectors’ Club:
O original G.I. Joe Glider, lançado pela Hasbro em 1983 e o raríssimo Quartel-General de Comando de Mísseis Cobra, lançado originalmente pela Hasbro em 1982:
Dezenas de veículos clássicos nas versões da Estrela em suas embalagens originais estavam na exposição, assim os visitantes presentes puderam ver de perto e relembrar com o Jipe de Ataque de 1984 (Hasbro-VAMP-1982), Tanque Lança-Foguetes de 1986 (Hasbro-Wolverine-1983), Super Canhão Laser de 1987 (Hasbro-HISS Tank-1983), Cibertanque Bi-Fase de Ataque do início dos anos 1990 (Hasbro-HAVOC-1986), Quadrimoto Metralha de 1988 (Hasbro-Cobra Ferret-1985), Transporte Tático Anfíbio de 1986 (Hasbro-APC-1983), Jetcóptero de Combate de 1987 (Hasbro-Drangonfly-1983), Artilharia Pesada de 1987 (Hasbro-Slugger-1984), Moto Metralha de 1984 (Hasbro-RAM-1982), Aerojato Submarino de 1989 (Hasbro-Cobra Sea Ray-1987) e muitos mais:
O Torpedo, item lançado pela Brinquedos Estrela S.A. em 1986. Trata-se de um veículo exclusivo da Estrela, nunca lançado pela Hasbro:
Diversos veículos também fora das embalagens em exposição, entre os mesmos diversos customizados pelo colecionador Paco Sande Vieira:
O Super Caça-Bombardeiro lançado pela Brinquedos Estrela S.A. em 1986 ao lado da versão original da Hasbro, o SkyStriker (original de 1983) relançado no final de 2011 em comemoração aos 30 anos da linha na escala 3¾":
Coleção de File Cards dos personagens das linhas G.I. Joe vs. Cobra do início dos anos 2000 e da linha comemorativa dos 25 anos lançada a partir de 2007:
O G.I. Joe e o primeiro Comando em Ação lançado no Brasil...O eterno Falcon lançado pela Brinquedos Estrela S.A. entre os anos 1970 e 1980:
O raro Jogo do Falcon lançado pela Brinquedos Estrela S.A. :
Figuras modernas de militaria e da série G.I. Joe da Sideshow na escala 1/6 do colecionador Fernando Aliberti:
Entre os itens mais contemporâneos na exposição, as miniaturas G.I. Joe KRE-O lançadas pela Hasbro no estilo da LEGO:
Coleção de quadrinhos lançados no Brasil pelas editoras Globo e Abril:
Para os presentes...Alguns "presentes" em sorteios de brindes como figuras e chaveiros:
Exibições dos desenhos animados originais pela Trekker ABC SCI-FI & Cia que prestigiaram mais esse evento:
E como surpresa bônus além dos itens da franquia, na exposição um dos mais recentes trabalhos de customização do colecionador e artista plástico Paco Sande Vieira, uma versão do Ecto-1, carro dos Caça-Fantasmas na escala 1:18 que sofreu duras penas pelos desgastes do tempo...Assim são os encontros no Shopping Vitrine, sempre trazem uma surpresa:
 
Esse foi apenas o primeiro encontro de 2014...Se estiver em São Paulo, não perca os próximos que serão anunciados aqui no Sala de Justiça-Br.
Agradecimentos ao amigo Rodrigo Savino por informações e algumas imagens!

http://www.saladejustica-br.com/

Um comentário:

Rodrigo Savino disse...

Amigo Eder, o prazer foi todo meu, em poder ter contribuído com essa reportagem fantástica sobre o I Encontro de Colecionadores do ano!!! Fico muito lisonjeado em ver que, as minhas fotos e os meus textos informativos, enriqueceram a reportagem. Saiba que pode contar sempre comigo! Forte abraço...