quinta-feira, 5 de abril de 2012

1º Encontro Heróis da TV: Veja como foi o evento!

No dia 31/03/2012, foi realizado o "1º Encontro Heróis da TV" no Shopping Vitrine Iguatemi em São Paulo-SP. Evento dedicado aos fãs e colecionadores de action-figures, toys e afins de todos segmentos de Heróis dos desenhos animados e séries de TV. Organizado pelas lojas Taverna do Ogro Encantado, Arsenal 51 e PK Colecionáveis, os corredores do Shopping Vitrine Iguatemi ficaram pequenos para tantas figuras raras em exposição, apreciadas por dezenas de colecionadores e fãs que compareceram. Em um ambiente de amizade, descontração e pura diversão, que só quem já compareceu nos eventos organizados pelo pessoal acima citado conhece, tornaram esse sábado especial, para conhecer, curtir, relembrar e trocar idéias e dicas sobre o tema.
A exposição
Em especial a maior coleção de action-figures de personagens da DC Comics pode ser vista quase em sua totalidade. DC Universe Classic da Mattel é composta por figuras de heróis e vilões clássicos e contemporâneos. Uma centena de personagens onde muitos são sua primeira versão produzida em action-figure:
Algumas figuras da coleção Super Powers, produzidas no Brasil pela Estrela em 1986, foi originalmente criada pela Kenner, cultuada a décadas por muitos colecionadores, e que inspirou a Mattel na criação de DC Universe Classic:
Secret Wars foi a primeira coleção de action-figures de personagens da Marvel produzida e comercializada no Brasil. Originalmente criada pela Mattel, no Brasil foi fabricada pela Gulliver. A "Fortaleza do Dr. Destino" na exposição foi exclusiva do Brasil, uma criação e produção da Gulliver:
No Brasil, muitos começaram suas coleções na década de 1990, através das figuras Marvel produzidas pela Toy Biz. Em especial a série de desenhos animados X-Men criada em 1992 foi percursora de uma enorme coleção de figuras que predominaram nos anos 1990 e evoluíram de brinquedos visando o público infantil para muitas coleções para adultos. Na escala de 5 polegadas, muitas peças na exposição hoje são raridades, sendo alguns personagens (e algumas versões de outros) sua única action-figure já produzida:
As clássicas figuras Marvel de 5 polegadas da Toy Biz deram lugar as figuras da linha Marvel Legends, maiores (em média 6 polegadas de altura) essa linha criou uma nova geração de colecionadores no início dos anos 2000. Tão cultuada foi que teve sua continuidade em produção pela Hasbro, que após alguns anos inativa, voltou recentemente em novas séries. Abaixo a 1ª versão do Thor de Marvel Legends produzido pela Toy Biz:
Também em exposição dezenas de figuras das coleções originais da década de 1980 das linhas He-Man (Masters of the Universe) da Estrela e Thundercats (produzidos no Brasil pela extinta Glasslite):


Outra linha fabricada no Brasil pela Glasslite e muito cultuada foi Rambo, a coleção é derivada da série animada "Rambo-Força da Liberdade" de 1986, no melhor clima de G.I. Joe:
Robocop, o policial ciborgue futurista, além de três filmes para o cinema, ganhou uma série de TV e outra em desenho animado em 1988, e claro, uma linha de action-figures na escala 3 3/4" produzida pela Toy Island e importada pela Gulliver em 1993, com veículos e muitos acessórios:
Os Thunderbirds, a organização secreta de resgate internacional formada pela família Tracy, imortalizada em uma animação com marionetes na década de 1960, também estava na exposição, tanto sua "Ilha Base" como as figuras produzidas pela Matchbox e importadas para o Brasil pela Estrela:

O desenho animado Centurions foi grande sucesso na TV brasileira em 1985. A série produzida pela Ruby-Spears contou em seu design de criação com as lendas dos quadrinhos Jack Kirby e Gil Kane em sua concepção. O trio formado por Max Ray (Operações Navais), Jake Rockwell (Operações Terrestres) e Ace McCloud (Operações Aéreas), contra o vilão ciborgue Dr. Terror, ganhou sua linha de action-figures produzidas pela Kenner em 1986. Infelizmente, apesar do sucesso do desenho animado, essa linha não foi produzida ou importada em grande escala no Brasil, mas muitos que não conheciam, puderam ver de perto tanto as figuras originais com 8 polegadas de altura, como fantásticas customizações com figuras G.I. Joe em 3 3/4" dos mesmos:
E claro, não poderia faltar a presença dos fantásticos e tão cultuados no Brasil...os heróis japoneses! Em uma farta mesa concebida pela PK Colecionáveis, lindas figuras de clássicos do Tokusatsu como Godzilla, Ultraman, Ultra Seven, Robô Gigante, Jaspion, Jiraya, Giban, entre outros dividiam espaço com os personagens mais cultuados dos Animes e Mangás como Dragon Ball Z, Pokemon e muito mais:



E muito antes dos hoje tão cobiçados Cavaleiros do Zodíaco Cloth Myth, a Bandai nos anos 1990 trouxe uma enorme coleção dos Cavaleiros de Bronze, Ouro e outros em figuras articuladas 3 3/4" com armaduras cromadas. Hoje raros itens de colecionadores em uma exposição nostálgica para muitos:
Os heróicos personagens de Jornada nas Estrelas (Star Trek),  também marcaram presença na exposição. Uma caixa especial da Playmates com action-figures da tripulação da série original, mostrava o Capitão James T. Kirk, Sr. Spock, Dr. McCoy, Uhura, Sulu, Chekov e Sr. Scott em um diorama da ponte de comando da USS Enterprise:
E um ameaçador cruzador Klingon:
Outro clássico produzido pela Glasslite, o Fantasma, criado por Lee Falk, ganhou sua primeira e até hoje única versão em action-figure feita no Brasil em 1997. Essa figura do primeiro herói mascarado dos quadrinhos foi produzida graças ao filme do mesmo nos cinemas no mesmo ano, e a série animada Fantasma 2040, que mostrava uma versão futurista descendente do herói . A figura do herói foi produzida pela Glasslite nas duas cores, com seu uniforme roxo (original de sua criação) como também na cor vermelha (popular no Brasil):

Havia uma mesa de encher os olhos com peças dos mais diversos segmentos, incluíndo Zorro, Capitão Planeta, Johnny Quest, James Bond Jr. (desenho animado), The Warriors (do clássico filme Guerreiros da Noite) e muito mais:
Também não faltaram "customizações" primorosa...
Super-Máquina:
Batman & Superman Playmobil:
He-Man e Gato Guerreiro em versão 3 3/4":
Esqueleto e Panthor também em versão 3 3/4":
Mandíbula em versão 3 3/4":
Outro custom fantástico, feito simples como as figuras dos anos 1980, o Coronel John Matrix (Arnold Schwarzenegger) de "Comando para Matar":
Bat-Mirins:
Baronesa e sua Baronesinha:
Mariana Rodrigues e Pedro Mezgravis (Taverna do Ogro Encantado), agradecem e prestigiam Eder Pegoraro e a Revista Mundo dos Super-Heróis:
Que venham os próximos eventos...Lembrando que todo último sábado de cada mês, há o tradicional "Encontro Mensal" de colecionadores no mesmo espaço, uma opção muito bacana para conhecer novos amigo e trocar idéias com muitos experts do colecionismo de action-figures, toys e afins!
Veja mais detalhes nos vídeos abaixo:
  

8 comentários:

Paulo Almeida Prado disse...

muito legal!

mas a foto da coleçao completa dc universe, a primeira, está abrindo errado (qdo clica, abre a de baixo, que tem os super gemeos e o monstro do pantano)

se puder arrumar, pra podermos ver, agradeceria! abraços

Eder (Mr. Blisterman) Pegoraro disse...

Pronto, já arrumado!

Paulo Almeida Prado disse...

Vou pedir mais uma coisa, se não for atrapalhar. Tem como vc me mandar essa mesma foto, em tamanho grande?

É que coleciono a DC Universe, e queria ter uma imagem como essa, pra referência. Se nao atrapalhar, o email é pauloap@gmail.com

Obrigado, abraços e parabens pelo blog

Eder (Mr. Blisterman) Pegoraro disse...

Infelizmente não disponho da mesma em maior resolução, mas tenho várias outras com mais detalhes da coleção...Já mandei pra ti! Confira os vídeos incorporados na matéria com detalhes. Abs!

Paulo Almeida Prado disse...

Muito obrigado!

Luiz Big Ben disse...

É incrível, mas eu consigo ver melhor tudo o que acontece nos eventos, pelas matérias do Sala De Justiça do que in loco e ao vivo.
Nenhum detalhe escapa.

Unknown disse...

Muito legal, sou fã de desenhos antigos, gostaria de saber onde consigo encontrar figuras de ação e gibis dos desenho Os Centurions para comprar ( ou no caso do gibi, pegar emprestado em uma biblioteca ), se puder me dar uma dica eu agradeço, obrigado.

eastlosfinest disse...

hello friend. do you know what happened to the Gulliver secret wars?